Comidas e bebidas do Maranhão

A gastronomia maranhense tem temperos e influências de povos indígenas e africanos e dos portugueses.

O resultado é uma conjunção exuberante, única, inigualável de sabores e receitas na medida para surpreender.

Nessa mesa farta existe, é claro, um carro chefe. É o celebrado arroz de cuxá, que vai muito bem com frutos do mar e tem como principal ingrediente uma folha azedinha chamada vinagreira, além de camarão seco e gergelim.

Peixe do Maranhão

No período junino, além do arroz de cuxá, têm purês e combinações que misturam tortas, farofa, salada, arroz de toucinho e arroz de maria-isabel.

Arroz de cuxá

O cardápio inclui o caldeirada de camarão, torta de camarão, sururu e caranguejo, peixada à base da nobre pescada, anchova na brasa são pratos que podem ser encontrados nos bons restaurantes.

O camarão grelhado preparado em Atins, povoado de Barreirinhas, no Parque Nacional dos lençóis Maranhenses está famosos.

Camarão grelhado

Há iguarias como os doces de espécie típicos de Alcântara, receita à base de coco de herança portuguesa e doces cristalizados, em massa ou calda, à base de frutas regionais, como caju, buriti, bacuri, jaca e abacaxi.

Abacaxi que, no Maranhão, especificamente os da região de Turiaçu, município da pré-amazônia maranhense, é muito admirado pelo seu sabor e baixa acidez.

Pra beber, sucos de frutas de bacuri, cupuaçu, graviola e de buriti. A juçara é uma bebida similar ao açaí e tem o refrigerante Cola Jesus, em cor rosa lembra o sabor de cacau.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *