Churchill é o herói da II Guerra no Filme O Destino de uma Nação

Publicado em:

Todos sabem que os países aliados, Inglaterra, EUA, Rússia, entre outros, saíram vencedores na II Guerra Mundial.

A questão é que teve um momento de risco do eixo nazifascista, com Alemanha, Itália, Japão a frente, vencer. As tropas de Hitler ocupavam a França e avançavam pelo Continente Europeu. E é, neste instante, que a figura do primeiro-ministro da Inglaterra, Winston Churchill, foi decisiva.

O Destino de uma Nação mostra a obstinação de Churchill em não deixar a Inglaterra se render a uma aliança com os nazifascistas. Só que, para isso, ele enfrentou forte oposição política, dentro da Inglaterra, e a Inglaterra teve de lutar contra o Eixo sem o apoio dos EUA, que ainda não havia decidido entrar na guerra.

Em meio as tensões do filme, aparece uma conversa, por telefone, entre Winston Churchill e o presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt, na qual fica evidente que, naquele momento, o primeiro ministro inglês teve de se virar sozinho.

Churchill resistiu e a Inglaterra não aderiu a uma aliança com o nazifascista. Sem a obstinação dele, a Inglaterra poderia ter aderido a uma aliança com o eixo. E se isso tivesse acontecido, Hitler poderia até ter ganho a guerra.

O Destino de uma Nação não é uma cinebiografia, estilo de fazer roteiros de cinema centrado na biografia de um personagem, que proliferou no cinema nos últimos anos.

Apesar de centrado em Churchill, é focado em um instante efêmero, milimetricamente delineado, com legendas, dia a dia, nos meses de maio e junho de 1940, dentro dos longos seis anos da II Guerra.

Foi neste instante que Winston Churchill foi decisivo à vitória da humanidade contra o Nazismo e o Fascismo.

O filme é recomentado para todos. Mas, não pode deixar de ser visto, especialmente, por quem gosta dos temas conjuntura internacional e II Guerra.

Gary Oldman como Winston Churchill é sério candidato ao Oscar de Melhor ator.

Horários do filme nos cinemas de São Luís aqui no Agenda Maranhão

 

 

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost