Filme Lou em cartaz no Cine Lume

Publicado em:

O Cine Lume está disponibilizando ao público de São Luís o filme Lou, produção Alemanha/Suíça que apresenta a vida da filósofa e psicanalista alemã Lou Andreas-Salomé (1861-1937) que, aos 72 anos, reescreve suas memórias.

O lançamento é de 11 de janeiro deste ano. Mas o filme circulou em cinemas de várias cidades do país ao fim do ano passado.

A diretora Cordula Kablitz-Post reproduz a juventude da filósofa em meio à comunidade alemã que viveu na cidade russa de São Petersburgo. Mostra que, desde criança, Lou sonhava em ser intelectual e estava determinada a nunca se casar ou ter filhos.

Ao seguir o caminho intelectual, quase proibido às mulheres da época, ingressa na universidade de Zurique (Suíça), a única que permitia a presença feminina na Europa dos anos 1870.

Em seus estudos foi discípula do psicanalista Sigmund Freud.

Os críticos pontuam que o roteiro centrou muito nas relações da escritora com intelectuais da época como os filósofos Paul Rée e Friedrich Nietzsche e o poeta Rainer Maria Rilke. Para eles, o filme deveria apresentar mais a Lou como mulher que lutou por espaço em uma sociedade machista do século XIX e início do XX.

Críticas

Para o crítico de cinema do Jornal O Globo, Marcelo Janot, o filme foi muito convencional considerando que a personagem foi uma mulher transgressora. O filme, para ele “Ousa pouco e chega a derrapar na pieguice. A superficialidade das pinceladas filosóficas e o excesso de tempo gasto com os estragos sentimentais causados por ela deixam sensação de desperdício”.

A mesma linha de pensamento é seguida por Pedro Galvão, em sua crítica no site Uai. “Apesar da força da personagem central e sua determinação em romper com padrões de gênero de sua época, negando-se a se submeter a um homem, seja pelo casamento ou por qualquer outra forma, e recusando as limitações impostas às mulheres, o filme é focado predominantemente em como os homens se perdiam por ela”.

As atrizes Katharina Lorenz e Nicole Heesters interpretam Lou na fase adulta e na velhice.

Cine Lume. Sessões. 15h (sábado e domingo) e 18h30.

Trailer do filme Lou disponibilizado no You Tube

Horários de cinema em São Luís no Agenda Maranhão

 

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost