Fotos antigas de Imperatriz

Publicado em:

Em continuidade a publicações de imagens de época de cidades do interior do Maranhão, a partir do acervo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), destaque à fotografia de Imperatriz, a progressiva cidade maranhense, situada às margens do Rio Tocantins.

Veja a primeira postagem dessa série aqui no Agenda Maranhão

Imperatriz, nesta foto de época, parece um povoado, ao lado do Rio Tocantins: largo, belo e majestoso.

A imagem é anterior aos anos 1959/1960 quando foi inaugurada a BR-153, a Belém-Brasília. Deve ser, também, posterior a década de 1920.

Imperatriz, hoje, é uma cidade industrial e de serviços com 248 mil habitantes.

Como contrapartida, para comparação, vale conferir imagens atuais do local da fotografia, de autoria do fotógrafo Jardel Scot.

 

 

 

Acervo do IBGE

O Acervo do IBGE tem fotografias de época de mais de 50 cidades do Maranhão. Em algumas há informações de autor, ano e outros dados.

Algumas tem indicação de outros acervos de origem.

Veja o Acervo

Pesquisa

Várias fotos de época do Maranhão estão circulando nas redes sociais. O site Agenda Maranhão iniciou um trabalho de postagem de imagens antigas, incluindo gravuras e indicando os acervos de origem.  Algumas são inéditas.

Este trabalho do site Agenda Maranhão tem três objetivos:

– Divulgar imagens antigas do Maranhão;

– Incentivar as pessoas a postarem as imagens antigas com o nome do acervo de origem, inclusive se for um proprietário individual;

– Incentivar o debate saudável envolvendo imagens antigas, com polêmicas de indicações de localização, correções de acervos de origem e outras contribuições.

 

Revista do Norte

Várias fotos que circulam nas redes sociais já foram postadas na Revista do Norte e outras publicações e álbuns do fim do século XIX e início do século XX.

O site Agenda Maranhão, por meio de pesquisas minhas, José Reinaldo Martins, e contribuição de pesquisadores como a historiadora Amanda da Silva e Silva, está selecionando e identificando fotografias que foram publicadas na Revista do Norte para postagem futura aqui no site.

Ante de concluir e disponibilizar o trabalho envolvendo a Revista do Norte e outros acervos, o site Agenda Maranhão posta fotos e indica sites de acervos com fotografias antigas do Maranhão.

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost