Havia um quartel no meio da Praça Deodoro

Esta semana, o site Agenda Maranhão apresenta fotografias do Maranhão que integram um dos maiores acervos virtuais de imagens de época do Brasil, o Portal Brasiliana Fotográfica Digital

O portal é resultado de parceria da Fundação Biblioteca Nacional e Instituto Moreira Salles

Na Primeira postagem  fizemos a apresentação das cinco imagens referentes ao Maranhão: uma rua da cidade de Carolina, um retrato de uma mulher e três praças de São Luís, sendo duas fotografias de 1910 e uma de 1911.

Nesta postagem focamos na imagem que apresenta um quartel que existia na área central da Praça Deodoro, no espaço que fica em frente a Biblioteca Benedito Leite.

Há várias fotos desse quartel, algumas já postadas nas redes sociais.

O fotógrafo Gaudêncio Cunha produziu uma foto desse quartel para  Album do Maranhão em 1908.

A foto catalogada no acervo Portal Brasiliana Fotográfica Digital é de 1911.

O fotógrafo, ainda não identificado, posicionou a câmara, mais ou menos na área da esquina das ruas Santaninha e Sol, mostrando o que, oficialmente é chamado, no momento, de Praça Deodoro.

A frente do Quartel ficava onde, antes da atual reforma da ‘área Praça Deodoro’, havia uma parada de ônibus, no espaço que liga as Ruas do Passeio e Rio Branco. Desse local, o quartel se estendia pelo que oficialmente é chamado de Praça do Pantheon.

A ‘Área Praça Deodoro’ está sendo reformada, desde dezembro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A previsão é que as obras sejam concluídas dezembro deste ano. Os R$ 31 milhões investidos são recursos do PAC Cidades Históricas.

Deixe uma resposta

3 + 6 =