Pintura “A Anunciação”, do século XV, é apresentada em Portugal

Publicado em:

Poucos sabem quem foi é pintor português Álvaro Pires de Évora. Mas, o quadro pintado por ele, “A Anunciação”, do século XV, foi adquirido pelo Estado de Portugal e apresentado ao público, terça-feira (20), no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa.

A apresentação da obra foi notícias em vários sites internacionais e plataformas especializadas em artes. A solenidade teve a presença do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.

A obra foi comprada por 350 mil dólares em leilão da Sotheby´s, em New York, com apoio do Grupo dos Amigos do MNAA.

Pouco se sabe da vida de Álvaro Pires de Évora, inclusive as datas de nascimento e morte. Ele foi expressão do período gótico e pintou “A Anunciação”, entre 1430 e 1434. Viveu quase toda a sua vida em Itália. O historiador de arte Joaquim Oliveira Caetano afirma que o pintor fez um pouco mais de 30 pinturas.

De acordo com os dados presentes no catálogo da leiloeira Sotheby’s, o quadro estava na posse na família do colecionador suíço Heinz Kisters (1912-1977), que, depois de o ter vendido ao antigo chanceler alemão Konrad Adenauer (1876-1967), adquiriu-o de novo, mais tarde, aos herdeiros do primeiro chefe de Governo da Alemanha Ocidental.

Com dados da rede de notícias SIC, Portal Observador e blog A Matéria do Tempo.

 

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost