Quem é essa mulher do século XIX?

Publicado em:

Higino Soares é o autor da fotografia, catalogada no acervo do Portal Brasiliana Fotográfica Digital com o nome de “Mulher”.

Esta semana, o site Agenda Maranhão apresenta fotografias do Maranhão que integram esse acervo da Fundação Biblioteca Nacional e Instituto Moreira Salles.

Na Primeira postagem  fizemos a apresentação das cinco imagens desse acervo referentes ao Maranhão.

O retrato “Mulher”, desta postagem, é um bom motivo para falarmos dos primeiros fotógrafos que trabalharam no Maranhão, na segunda metade do século XIX, entre eles, Higino Soares.

Charles DeForest Fredricks (1823–1894) foi o primeiro fotografo a aportar em São Luís, em 1846. São chamados de ‘fotógrafos itinerantes” por que passavam temporadas nas cidades.

Ao chegarem a São Luís, alugavam um imóvel no qual colocavam o seu negócio ou recebiam o abrigo de algum morador ilustre. Ofereciam seus serviços por meio de anúncio nos jornais. Alguns ficavam residência.

Higino Soares, que também era pintor, anunciou suas atividades em meados da década de 1870 e início da de 1880. Não há informações e ele era um itinerante ou um maranhense que aprendeu a fotografar.

Em minhas pesquisas descobri que ele tinha imóvel na cidade. Falecer em seu sítio, no Caminho Grande, em São Luís (atual Avenida Getúlio Vargas), em março de 1884.

O Gabinete Artístico Photographico de Higino Soares funcionou em dois lugares. Primeiro foi na Rua das Barrocas, 30, defronte a Fonte do Ribeirão. Depois, na Rua do Sol, 32, onde seu comércio chamou-se Photographia Americana.

Vendia “nove retratos em miniatura sem cartão”, por 1$500 réis e 2$000 com cartão.

Na foto do acervo do acervo Portal Brasiliana Fotográfica Digital está impresso no verso do cartão-suporte: “Atelier Photographico de Hygino Soares premiado com o diploma de merito na Exposição Industrial de 1878 no Maranhão. Brazil”.

Não há informação de quem é a pessoa retratada.

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost