Kissyan Castro lança O Estreito do Éden, nesta terça-feira (27), às 19h, no projeto Vozes Vinhos e Vinis, livraria Poeme-se, na Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís.
O projeto Vozes, Vinhos e Vinis é uma atividade artística que a Poeme-se realiza, mensalmente, desde 2017.
O Estreito de Éden (editora Penalux, 85 páginas) tem 50 poemas divididos em três partes: O Estreito de Éden, Deambulário e Melopeia dos Ossos.
É a quinta publicação de Kissyan Castro que é autor dos livros Vau do Jaboque (2005), Bodas de Pedra (2013), Maranhão Sobrinho – Poesia Esparsa (2015) e Rio Conjugal (2016). Ele Colabora no site www.barradocorda.com, é servidor público, formado em Teologia e professor de grego clássico.
Segundo o escritor, o novo trabalho é um desdobramento do livro anterior, Bodas de Pedra.
“O livro traz alguns poemas em que predominam as indagações metafísicas sobre a efemeridade da vida, o estar no mundo, a ânsia de durar, que são temas que me perturbam desde a infância, além de alguma iconoclastia do legado das religiões. O mais é a tentativa de construir um objeto, uma coisa, ‘um artefato’, como diria Ferreira Gullar, que fique, antes que o punho trema, a palavra caduque e o presente não seja mais que um batuque”, explica o autor.
Kissyan Castro
Maranhão Sobrinho
Kissyan Castro está trabalhando numa biografia de Maranhão Sobrinho, “O Poeta Maldito de Atenas”, como ele mesmo se autointitulava.
O projeto nasceu de um pedido do escritor Jomar Moraes, que é autor de uma biografia do poeta simbolista.
Maranhão Sobrinho é um dos escritores preferidos de Kissyan Castro, que tem, também, como referência, Ferreira Gullar, Nauro Machado, Drummond, Pessoa, Murilo Mendes, Rilke, Sofia de Mello Machado de Assis, Dostoiévski, entre outros.
Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost