Porto de São Luís no fim do século XIX e início do XX

O porto de São Luís era a principal via de acesso a São Luís. Ficava, mais ou menos, na altura onde é, hoje, o viaduto da Avenida Dom Pedro II, perto do Palácio dos Leões.

As embarcações ficavam atracadas da confluência dos estuários dos rios Bacanga e Anil, como mostra foto divulgada na Revista do Norte.

A Revista do Norte era uma publicação da Typogravura Teixeira, empresa que funcionou no Largo do Carmo, em São Luís. Foi inovadora por ser uma das primeiras do Brasil a incluir a reprodução fotomecânica de imagens.

Essa imagem é uma cópia fotográfica, de autoria de Edgar Rocha, de uma imagem fotomecânica publicada na Revista do Norte.

Porto

Havia mais profundidade na área em que essas embarcações ficavam atracadas.

Até a década de sessenta, alguns navios de pequeno porte atracam nesse espaço. Mesmo assim, já estava assoreando. Esse problema já havia sido identificado no século XIX.

No Rio Anil, fora o canal que existe hoje, o mais largo e profundo, havia um segundo, menor e mais próximo do muro da Beira-Mar, onde houve o naufrágio do navio Maria Celeste em 16 de janeiro de 1954.

A Revista do Norte será assunto recorrente no site Agenda Maranhão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *