Instituir unidades habitação no Centro Histórico de São Luís

Publicado em:

Uma das ideias prevalentes no Seminário Habitar para Preservar o Centro Histórico, realizado na semana passada, foi a de adequar unidades habitacionais no Centro Histórico de São Luís.

O Seminário instituiu a Comissão Habitar para Preservar o Centro Histórico, que, nesta quinta-feira (17), às 19h, realiza sua primeira reunião, na sede do curso de Arquitetura da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), na Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís.

A principal proposta da Comissão é reunir as pesquisas, projetos e outros estudos relativos ao Centro Histórico de São Luís. Depois, pensar, em conjunto com os moradores, uma proposta de habitabilidade para o Centro Histórico de São Luís.

A princípio, ideia prevalente no seminário é a de privilegiar o incentivo de um ‘habitar’ sustentável. A professora do curso de Arquitetura da Uema, Marluce Wall, explica que ideia de ‘habitar’ não contempla apenas pessoas residindo. Envolve também, outras vertentes, como turismo, educação, saúde, mobilidade, segurança e comércio, sendo a proposta de residir no centro histórico o item básico e norteador da Comissão.

A presenta da arquiteta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Helena Galiza, entre outros pesquisadores, permitiu se ter uma ideia do que está sendo pensado e colocado em prática, no momento, em termos de ocupação de centros históricos no Brasil.

O Seminário foi promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost