Parabéns, Liberdade, pelos 100 anos

Publicado em:

O maior quilombo urbano do Brasil, a área da Liberdade, em São Luís, festeja seus 100 anos.

O bairro surgiu a partir do Matadouro Modelo, conhecido como Matadouro da Liberdade.

O site Agenda Maranhão comemora esses 100 produzindo dois vídeos de regate da memória do Matadouro Modelo. A direção é de Marizélia Ribeiro, com apresentação de Ed Wilson Araújo.

No primeiro,  “100 anos do Matadouro Modelo, no bairro Liberdade”o fio condutor é uma conversa com Alcimar Pinheiro, filho de Seu Doca, um dos moradores mais antigos do bairro Liberdade.

Médico e professor da Ufma, Alcimar Pinheiro recorda o transporte dos bois e as brincadeiras de infância e juventude relacionadas ao Matadouro.

No segundo vídeo,  “Memórias de São Luís: o trabalho no Matadouro Modelo”, a entrevista com José Maria da Luz, que trabalhou no Matadouro desde os 15 anos, apresenta a ambiência e arquitetura do prédio e de seu entorno.

Liberdade é uma área famosa por suas festas e grupos de brincadeiras juninas e de carnaval.

No local nasceram e se criaram importantes personalidades da vida maranhense. São professores, médicos, comerciários, artistas, operários da construção civil, juízes, garis, advogados, lideranças de movimentos sociais, entre outros.

Festa

Os três dias de festas começaram sexta-feira (25) e terminam, neste domingo (27). Neste sábado (26), o destaque é a apresentação do Boi da Maioba, a partir das 24h. Veja programação no banner abaixo.

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost