Prédios históricos em cores originais

 

A articulista do site Observador, de Portugal, Cátia Bruno, destacou o trabalho de Pedro da Costa Felgueiras, restaurador português que devolve aos edifícios históricos cores semelhantes as que já tiveram em sua origem.

Pedro da Costa Felgueiras. O português que devolve aos edifícios históricos a cor que já tiveram

A ideia é interessante e pode ser referência ao Centro Histórico de São Luís. Com pequenas raspagens em alguns prédios antigos da cidade, em estado de ruina, é possível ‘mapear’ cores originais.

Pedro da Costa Felgueiras é especialista em tintas históricas e lacas. Utiliza pigmentos vindos do fundo da terra (e até de animais) e devolve a prédios antigos a vida que já tiveram.

O artista é visto, por muitos, como um guardião de técnicas antigas. Construiu sua trajetória artística restaurando objetos para museus e clientes particulares.

Cátia Bruno informa que Pedro da Costa Felgueiras chega a demorar anos para fazer um restauro ou a encontrar as tintas certas. As tinhas são obtidas por meio de métodos antigos, como o esmagar de insetos para obter o vermelho certo ou o enterrar de minérios em solos com temperaturas negativas para chegar ao azul ideal, afirma a articulista.

O trabalho dele já destaque em Londres.

Entre os trabalhos de Pedro da Costa Felgueiras, o restauro do edifício Strawberry Hill House, com os interiores pintados tons semelhantes ao que o imóvel teve no século XVIII.

Lacquer Studios

Pedro da Costa Felgueiras fundou, em 1995, o  Lacquer Studios, que é especializado em vernizes orientais e europeus, técnicas de pintura histórica e criam novas peças originais enfatizando essas técnicas.

Endereço do estúdio 

60 Stanway St, Unit 26 & 28, London N1 6RE

Contatos

+44 (0)20 7729 4994 – info@lacquerstudios.com

Deixe uma resposta

51 − = 42