“Arte e Infância em João do Vale”, neste sábado (13)

Autora da biografia de João do Vale para crianças, a jornalista Andréa Oliveira tem encontro com leitores, neste sábado (13), às 15h, na livraria AMEI, Shopping São Luís.  Além da roda de conversa haverá leitura do livro João, o menino cantador, e audição de algumas canções do repertório do Poeta do Povo.

O encontro com a escritora integra as atividades da AMEI no mês das crianças e celebra a vida do poeta e compositor maranhense que nasceu em 11 de outubro de 1933, na cidade de Pedreiras. A biografia do compositor é o segundo trabalho de Andréa Oliveira sobre João do Vale. Em 1998 ela lançou João do Vale, mais coragem do que homem (EDUFMA), em que registra seu encontro com o artista nos meses que antecederam sua morte. “Tive a imensa alegria de poder ter o próprio João ao meu lado contando suas histórias e mostrando, orgulhoso, o chão de sua terra”, conta a jornalista.

Do garoto do interior que vendia doces ao artista reconhecido como o maranhense do século 20 no ano 2000, a trajetória do compositor é apresentada em prosa e nos versos das canções de João do Vale que embalam a narrativa. Nas 36 páginas do livro estão estampadas as nove imagens criadas pelo artista plástico Fernando Mendonça especialmente para o projeto.

Andréa afirma que seu projeto de jornalismo literário infantil se baseia na tentativa de equilibrar dois direitos básicos da criança: o direito à verdade e o direito à fantasia.

“Quis contar uma história verdadeira sem perder de vista a imaginação que habita o universo infantil, usando o recurso do ‘era uma vez’. Com João do Vale o resultado dessa experiência foi além porque pude pegar emprestadas a música e a poesia da vida e da obra dele”, afirma.

João do Vale morreu em São Luís, em 6 de dezembro de 1996. Autor de vários clássicos da música brasileira, entre eles Carcará, Pisa na Fulô, Na Asa do Vento e De São Luís a Teresina, cravou seu nome na galeria dos maiores artistas brasileiros de seu tempo.

Quem são

Andréa Oliveira é jornalista, especializada em jornalismo cultural.

Fernando Mendonça é artista plástico maranhense radicado no Rio de Janeiro.

 

 

Deixe uma resposta

30 − 29 =