Porto de Apicum-Açu é o principal acesso às ilhas da Floresta dos Guarás

Região importante do Maranhão, que compreende municípios com grande potencial econômico e turístico, a Floresta dos Guarás tem entre seus atrativos as aprazíveis ilhas da Reserva Extrativista Marinha (Resex) de Cururupu.

Um dos caminhos para chegar às ilhas é o porto de Apicum-Açu, município localizado a 298 Km de São Luís, seguindo pelo ferry boat.

O porto, muito movimentado, recebe embarcações do Maranhão e do Pará, servindo de escoadouro para a produção pesqueira, de mariscos e outros produtos da região.

Apicum-Açu, embora seja um local de grande força comercial, ainda é pouco explorada para o turismo. Mesmo assim, vale a pena conhecer e seguir viagem para uma região encantadora do Maranhão.

Saindo do porto de Apicum-Açu você pode acessar várias ilhas da Resex de Cururupu. A mais conhecida é a Ilha dos Lençóis, famosa pelos grandes morros de areia alvinha, lagoas e principalmente a encantaria de Dom Sebastião.

A ilha é conhecida ainda pela presença dos albinos, que a lenda chama de filhos da lua.

De Lençóis pode-se visitar Bate Vento, uma ilha bem próxima, onde está instalado o Farol de São João, equipamento estratégico para orientar a navegação dos barcos pesqueiros e navios.

A ilha de Guajerutíua é outro atrativo interessante. Vale a pena conhecer Wagner Louzeiro, o popular Vaguinho; e sua esposa, Helena. A residência deles é um lugar acolhedor para hospedagem e alimentação.

O pacote com transporte, hospedagem, alimentação e passeios pode ser contratado junto ao agente de turismo Fernando, proprietário da pousada Recanto das Aves. Fone/WhatsApp (98) 98416 – 8010

Um bom período para visitas é no final do período de chuvas, que ocorre geralmente de janeiro a abril no Maranhão, quando será possível tomar banho nas lagoas belíssimas que se formam entre os morros e dunas.

O perfil da pousada Recanto das Aves é https://www.facebook.com/PRecantoDasAves/

Imagem capturada no site Maramazon

Deixe uma resposta

98 − 94 =