Fotógrafo de Açailândia vence concurso de Direitos humanos

O fotógrafo Mikaell Carvalho, de Açailândia (sul do Maranhão), venceu o concurso de fotografias 2018 do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

Mikaell Carvalho representou a instituição Articulação dos Atingidos pela Vale/Rede Justiça nos Trilhos, que foi considerada a organização vencedora do concurso.

A fotografia tem o titulo Festa da Menina Moça. Apresenta a aldeia Piçarra Preta Terra Indígena Rio Pindaré. É um registro da cultura do povo Guajajara.

Mostra um ritual indígena que acontece quando a jovem menstrua pela primeira vez e entra na puberdade.

As dez organizações finalistas disputaram voto a voto as interações no Facebook durante a semana, com algumas se revezando nas primeiras colocações em vários momentos.

Após mobilização nas redes sociais, a fotografia maranhense saiu vendedora.

A foto vencedora conquistou 1.452 interações (curtidas, amei e uau). Além disso, foi compartilhada 229 vezes e recebeu 219 comentários.

 Veja as 10 fotografias finalistas do concurso

Mikaell Carvalho

Mikaell Carvalho, 28 anos, é fotógrafo (há 3 anos), artista, jornalista, comunicador popular e membro da equipe da Justiça nos Trilhos.

Ele gosta de fazer registros sociais, de mostrar a vida cotidiana e cultural da população.

Justiça nos Trilhos

A organização Justiça nos Trilhos tem a missão de fortalecer as comunidades ao longo do corredor Carajás e denunciar as violações aos direitos humanos.

É apoiada pelo Fundo Brasil em 2014, por meio do projeto “Defesa dos direitos socioambientais frente à mineração no Brasil e no mundo – apoio à resistência das comunidades atingidas pela Vale”.

Reúne, desde 2009, um amplo grupo de organizações, movimentos sociais e sindicais no Brasil, Argentina, Chile, Peru,Canadá e Moçambique com o objetivo de contribuir para o fortalecimento das comunidades em rede, promovendo estratégias de enfrentamento aos impactos socioambientais relacionados à indústria extrativa da mineração.

Veja mais no site Justiça nos Trilhos

Fundo Brasil de Direitos Humanos

O Prêmio Fotográfico “2018 com todos os direitos” foi realizado pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos em parceria com a Fundação Tide Setubal.

O Fundo uma fundação independente,sem fins lucrativos, com a proposta inovadora de construir mecanismos sustentáveis para canalizar recursos destinados aos defensores de direitos humanos.

Com dados do Facebook do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

Noticia anterior (de votação do concurso)

O fotógrafo Mikaell Carvalho, de Açailândia (sul do Maranhão) é o único maranhense entre os 10 finalistas do concurso de fotografias 2018 do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

Para ele vender foi preciso votar na foto

A foto produzida por Mikaell Carvalho apresenta a aldeia Piçarra Preta, Terra Indígena Rio Pindaré.

É um registro da cultura do povo Guajajara.

Mikaell Carvalho é fotógrafo, artista, jornalista e comunicador popular, Mikaell Carvalho é membro da equipe da Justiça nos Trilhos.

A votação encerrou, nesta sexta-feira (14), às 12h de Brasília,11h no Maranhão. 

Voto clicando aqui

https://www.facebook.com/fundobrasil/photos/a.2238201562870556/2238201752870537/?type=3&theate

Deixe uma resposta

+ 57 = 66