Praça Deodoro nos séculos XIX e XX

A área de São Luís conhecida como Praça Deodoro tinha outra configuração
na passagem do século XIX para o século XX.

O espçao oficialmente chamado de Praça Deodoro era o Largo do Quartel por causa do Quartel do 5° Batalhão de Infantaria.

O Quartel do 5° Batalhão de Infantaria era onde é a Praça do Pantheon. Ficava de frente para o Largo do Quartel com extensão até onde fica Biblioteca Pública Benedito Leite, que não existia na época.

Na foto acima, o quartel e, no segundo plano, uma casa de azulejo, na esquina com a Rua Rio Branco (na época Rua dos Remédios), que ainda hoje existe, e a Igreja de Santaninha.

Na foto abaixo, a área que hoje é oficialmente chamada de Praça Deodoro com a Rua do Sol ao fundo.

Nas duas laterais do quartel ficam as Alamedas Silva Maia e Gomes de Castro.

Nas duas fotos acima (uma colorizada), a Alameda Silva Maia (a que fica para o lado na Praça Gonçalves dias) com um chafariz.

Na foto abaixo, a Alameda Gomes de Castro, a que fica para o lado da Agência Banco do Brasil.

Atrás do quartel, onde fica o SESC, o Liceu, Ginásio Costa Rodrigues e a quadra do prédio da Embratel era um espaço livre chamado Campo de Ourique. Veja a foto abaixo, com o prédio do antigo Colégio Zoé Cerveira e a Capela das Laranjeiras.

No espaço onde está a agência da Caixa era a Igreja de Santa Ana da Sagrada Família, conhecida como Igreja de Santaninha. A historiadora Lurdinha Lauande Lacroix a define como “pitoresca, gordinha, juvenil e convencida de igreja”. Foi demolida em meados do século XX. Veja a foto abaixo e compara com a primeira foto onde essa igreja aparece em outro ângulo.

O Complexo Praça Deodoro será entregue revitalizado, neste sábado (22), às 17h30, pela Prefeitura e Iphan.

Fotografias do Album do Maranhão em 1908, produzido pelo ateliê Photographia União, de propriedade do fotógrafo Gaudêncio Cunha. O álbum faz parte do acervo do Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM). Há foto colorizada e produção da Typographia Teixeira.

Deixe uma resposta

− 6 = 4