Desafio Brasil x África terá futebol, música e feijoada

Publicado em:

O futebol da confraternização entre brasileiros e estudantes africanos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) será realizado dia 30 de dezembro, na sede da Assuma, no Olho d’Água, a partir das 9h da manhã.

Desde 2012 o jogo é realizado, sempre ao final do ano, com o intuito de integrar e confraternizar os brasileiros e os estudantes africanos dos programas de intercâmbio de diversos cursos da UFMA, oriundos da Nigéria, Gana, Costa do Marfim, Moçambique e outros. Já o time brasileiro é formado por alunos da UFMA e moradores do Sá Viana.

A ideia de fazer do futebol um elo entre a comunidade dos estudantes africanos da UFMA e os alunos de São Luís é do trabalhador autônomo (lavador de carros) Amilton Farias Lobato, o popular “Mussolino”. Morador do bairro Sá Viana, ele formou amizade com os africanos e sugeriu o futebol para congregar os estrangeiros que passaram a morar nas proximidades do campus do Bacanga (cidade universitária).

No programa Bate Papo Futebol Clube, Mussolino fala mais sobre a iniciativa. Veja abaixo:

A partida Brasil x África vem sendo realizada em diversos locais da cidade, como o campo do Cardosão (no Sá Viana) e o Aterro do Bacanga (Associação Bacurituba). Em 2019 a partida será na sede da Associação dos Servidores da UFMA (Assuma), no bairro Olho d’Água.

Logo que os estudantes africanos começaram a fazer intercâmbio para estudar na UFMA, Mussolilno viu no futebol uma forma de integração dos novos moradores. No princípio realizavam jogos durante o ano todo, pelo menos uma vez a cada mês, mas o ponto alto nos últimos anos tem sido a partida única que reúne as “seleções” dos dois países.

Música afro-brasileira

Um dos principais incentivadores da confraternização é o radialista Marcus Vinicius, que apoia o projeto desde o início. “É uma iniciativa importante e sempre demos apoio porque o futebol e a música estão na veia desses dois continentes muito ricos na cultura, no esporte e na diversidade. Por isso abraçamos nossos irmãos africanos todos os anos”, declarou Vinicius.

DJ, radialista e apresentador de programas na rádio Universidade FM, Marcus Vinicius será o animador musical da festa, além de atuar como jogador na partida principal.

Vinicius formará dupla com o DJ Joaquim Zion, outra importante raridade do cenário da música afro-brasileira.

Ao final da partida haverá uma feijoada. Toda a organização do evento é feita de forma coletiva, através da doação de amigos e parceiros da iniciativa. “Dá muito trabalho para organizar, mas sempre temos apoio dos amigos que nos ajudam nos momentos que mais precisamos”, declarou Mussolino.

SERVIÇO

Futebol Brasil x África

30 de dezembro (domingo)

9 horas

Sede da Assuma / Olho d’Água

Contatos:

Amilton Farias Lobato, o popular “Mussolino”

Fone: 98733-0695

Marcus Vinicius

Fone/WhatsApp: 98812-1098

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost