Ambientes internos do Cine Éden

 

Agenda Maranhão publica fotografias do ambiente interno do Cine Éden, uma das mais tradicionais salas de cinema de São Luís, que funcionou de 1919 a 1984 (65 anos).

A Fotografia central é da Rua Grande, com o Cine Éden a direita (décadas de 1920 ou 1930, provável, autor desconhecido).

A entrada principal do cinema era pela Rua Grande, com janelas laterais à Travessa dos Sineiros (Rua Godofredo Viana) e fundos à Rua de Santana.

O prédio do Cine Éden existe até hoje. Foi preservado somente as fachadas externas. O ambiente interno foi adaptado para funcionamento de comércio varejista.

Jornais do início do século XX afirmam que o então chamado gabinete de projeção era a prova de fogo e inteiramente isolado. (vejam fotos).

O jornalista Cinaldo Oliveira explica que o projetor do Cine Éden (vejam fotos) era para filmes de 35 milímetros. A luz era produzida pelo contado de duas palhetas de carvão, que ao manterem contato, queimavam e geravam luz que era refletiva no espelho.

Cine Éden

O Cinema Teatro Éden, de propriedade da Empresa Teatral Cinematográfica, foi inaugurado em 19 de abril de 1919.

O primeiro filme exibido foi Chispa de Fogo (The Flame of the Yukon, o nome em inglês), uma produção da empresa cinematográfica Triangle Film Corporation, de 1917. O filme é um drama do cinema mudo, dirigido por Charles Miller, com a participação da atriz Dorothy Dalton.

Depois foi Uma Filha dos Deuses, da Fábrica Fox Film, com Annete Kellerman.

Cinema no MA

O cinema no Maranhão começou em 1898, três anos depois da apresentação dos irmãos Lumière em Parias. Nos primeiros 11 anos, foi totalmente ambulante, quando passaram por São Luís 14 aparelhos cinematográficos. Em 1909 começaram as salas fixas.

Nas fotografias abaixo, sem sequencias, a sala de acesso, uma das escadarias, o salão do cinema e gabinete de projeção com os projetores.

 

Deixe uma resposta

58 − = 55