Bota pra Moer traz Siba no pré-carnaval

 

Compositor pernambucano é o convidado do Criolina, neste sábado (23), na Praia Grande

Bloco da dupla formada por Alê Muniz e Luciana Simões se apresenta na segunda-feira de carnaval, dia 4 de março, no circuito da Beira-Mar. Antes, afina o repertório em ensaio aberto na praça dos Catraieiros, Praia Grande, no próximo sábado, dia 23. Entre os convidados, o cantor e compositor Siba e a turma do Divina Batucada, da Madre Deus

O nome do bloco é uma homenagem à memória de Bota pra Moer, personagem da cidade que marcou os anos 50 e 60 – mistura de louco e gênio que fez história no imaginário popular. “O espírito é o mesmo do ano passado. Vamos levar pra rua a mensagem de que é preciso estar atento e forte, que a alegria é revolucionária. Esse personagem nos inspira a resistir e a ocupar as ruas”, afirma Alê Muniz.

Alê Muniz e Luciana Simões à frente do Bloco Bota pra Moer (foto de Laila Razzo)

Para 2019, Alê Muniz e Luciana Simões escreveram em parceria com o poeta Celso Borges duas canções para o período da folia: Ponta d’Areia e Demorô Moraes, este último uma homenagem ao baiano Moraes Moreira, principal atração deste ano. As duas músicas, além do frevo Bota pra moer, sucesso do ano passado, estão no repertório do bloco, que terá ainda clássicos do carnaval brasileiro e releituras de canções do próprio Moraes Moreira, Jorge Benjor, Sérgio Sampaio, Beth Carvalho, Caetano Veloso, etc.

Bota Pra Moer –  Seu nome era  Antônio Lima, pernambucano de Caruaru, que devido a sua grande inteligência, recebeu o apelido logo que chegou a São Luís. Bota Pra Moer  lia com a maior naturalidade um jornal de cabeça para baixo e usava sempre roupas de segunda mão.Uma de suas histórias mais engraçadas aconteceu na grev e de 1951, que paralisou a cidade quando o povo se revoltou contra a posse do governador Eugênio Barros. Os grevistas entregaram a Bota Pra Moer a bandeira nacional e o colocaram à frente da marcha rumo ao Palácio dos Leões. Ao chegar à Praça Pedro II ele viu um grupo de policiais em frente ao Palácio e imediatamente entregou a bandeira, afirmando: “Até aqui eu vim, mas daqui pra frente arranjem outro que seja mais doido do que eu…”

Grupo Divina Batucada vai levar o samba da Madre Deus para a praça dos Catraieiros, Praia Grande

 

Ensaio pré carnaval do Bloco bota pra Moer

Sábado (23), às 17h

Praça dos Catraieiros, Praia Grande

Convidados: Siba, Divina Batucada e DJ Jorge Choairy

Bota pra Moer no carnaval

Dia 4 de março, das 16h às 20h30

Circuito Beira-Mar

Convidado: Moraes Moreira

Música

Demorô, Moraes 

De: Alê Muniz, Celso Borges e Luciana Simões

 

Demorô, Moraes

Demorô, Moreira

 

Ainda me lembro

da minha radiola tocando

besta é tu que não dançou

besta é tu que não sacou

a minha radiola tocando besta é tu, besta é tu

 

Demorô Moraes

Demorô Moreira

 

Ainda me lembro

no meu coração democrata

as três raças do Brasil

quem não viu, quem não viu

a minha radiola tocando

lá vem o Brasil descendo a ladeira

 

Demorô, Moraes

Demorô, Moreira

 

De São Luís a Salvador

do Pelourinho à Beira-mar

salve o Senhor do Bonfim

e São José de Ribamar

Deixe uma resposta

+ 72 = 78