Avenida Pedro II, década de 1940/1950

Avenida Pedro II, em São Luís do Maranhão, nas décadas de 1940/1950. O local já foi chamado de Largo do Palácio e de Avenida Maranhense.

Já existia o prédio do Tribunal de Justiça, inaugurado em 1948, mas ainda não havia o Edifício João Goulart, que foi construído em 1957. Autor é desconhecido.

Os detalhes, em primeiro plano, são os lustres, vasos e as muretas em frente ao Palácio dos Leões.
Os lustres permanecem; as muretas e vasos foram retirados.

Em frente ao Tribunal tem um Ford Prefect estacionado. Este modelo de veículo foi fabricado entre os anos de 1938 a 1961.

Há poucos transeuntes, mas tem um casal em frente ao prédio da Prefeitura.

À direita do prédio do Tribunal há um imóvel, que foi demolido, para a construção da atual agência do Banco da Amazônia.

Ao lado esquerdo prédio do Tribunal, na esquina da Rua do Estrela, aparece o prédio da Cabo Submarino, da The Western Telegraph Company, empresa inglesa que fornecia serviços de telégrafo por meio de um cabo submarino. Hoje, o imóvel é um anexo do Tribunal.

OBS:
Pelo Facebook que replica o site Agenda Maranhão, o fotografo Uziel Azoubel identificou que essa imagem é de autoria de seu pai, o fotojornalista “Dreyfus Azoubel (Foto Azoubel) registrada na década de 1950”.
“José Martins Gratidão meu amigo! Realmente ele visualizava todo o local e sempre procurava algo que pudesse colocar em primeiro plano. Assim dizia ele: tem que ter um para dar destaque, emoldurar a paisagem e assim valorizar ainda mais a mesma. Tudo o que sei aprendi com ele”.

Abaixo outra foto da Av. Pedro II na mesma época.

 

Deixe uma resposta

56 − 49 =