Palavra Acesa estréia com Zeca Baleiro

Publicado em:

O compositor Zeca Baleiro declara seu amor aos livros no lançamento do Programa de entrevistas Palavra Acesa, neste sábado (27), às 16h, no Teatro SESC Napoleão Ewerton (Avenida dos Holandeses, em frente ao Ibis Hotel, em São Luís).

Na ocasião será exibido o vídeo da conversa que teve com a jornalista e escritora Andréa Oliveira, gravada para inaugurar o projeto, que segue de agosto a dezembro, com novas entrevistas (uma a cada mês), todas registradas em vídeos que serão disponibilizados na internet.

Nesta primeira entrevista, Zeca Baleiro fala de suas primeiras leituras, das lembranças da biblioteca de seu pai e lê um trecho do livro O estrangeiro, de Albert Camus, escolhido por ele para inaugurar o acervo do programa. “Ler é um gosto que se adquire na infância e uma vez adquirido a gente leva para a vida”, disse.

O programa Palavra Acesa, segundo Andréa Oliveira nasceu da necessidade de acender uma chama nesse momento sombrio pelo qual o Brasil está passando. “Enquanto eles defendem o uso de armas e promovem o ódio e a ignorância, nós declaramos, em lugar da guerra, o amor ao livro e ao conhecimento como ferramenta para vencer a barbárie”.

O projeto pretende formar um acervo especial com os livros citados pelos convidados. “A ideia inicial era que, a cada edição, o Palavra Acesa ganhasse um livro autografado pelo entrevistado. Mas, durante a edição do piloto com Zeca Baleiro, mapeamos mais de 20 livros, o que nos motivou a formar um conjunto mais robusto de obras”, explica a jornalista.

As conversas serão em torno das memórias e da relação da pessoa com a literatura. Um diferencial do Palavra Acesa em relação aos demais programas de entrevistas sobre a mesma pauta é o perfil dos convidados. O critério inicial é de que não sejam escritores ou profissionais que tenham o livro como ferramenta de trabalho. “Queremos trazer pessoas de diferentes áreas de atuação que têm em comum a paixão pelos livros, uma paixão que não seja óbvia por causa da profissão”, explicou Andreia Oliveira.

A edição piloto do Palavra Acesa teve direção executiva de Alê Muniz e Luciana Simões e foi realizado pela equipe de produção e audiovisual do Festival BR-135. A entrevista foi gravada no Casarão BR, imóvel localizado no centro histórico de São Luís, adquirido para funcionar como usina de criação para projetos culturais.

O Palavra Acesa é uma concepção de Andréa Oliveira. Tem parceria com o BR135, o Sesc do Maranhão,  o Iema e o Circuito de livreiros do Centro da Cidade (Vozes, Sebo do Arteiro, Chico Discos, Poeme-se, Feira da Tralha e Paço e Prosa)


Palavra acessa
Programa de entrevistas
Apresentação: Andréa Oliveira

O quê: Lançamento com exibição de vídeo da entrevista com Zeca Baleiro
Quando: Sábado, 27 de julho, às 16h
Onde: Teatro Napoleão Ewerton (Av. dos Holandeses, em frente ao Ibis Hotel)
Entrada: 1 kg de alimento por um par de ingressos

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost