Natal no Centro Histórico de São Luís

Publicado em:

As irmãs Camila e Carla Santos, do bairro Cruzeiro do Anil, trouxeram seus filhos e sobrinhos para o Natal no Centro Histórico de São Luís.

Assim com elas, crianças, idosos, jovens casais e seus filhos dos mais diversos bairros de São Luís, do interior do Maranhão e turistas de outros estados e estrangeiros estão fazendo do Centro Histórico de São Luís um espaço de passeio e lazer.

irmãs Camila e Carla Santos com filhos e sobrinhos no Natal no Centro Histórico de São Luís.

Natal é luz. É uma festa universal. É celebrada até mesmo em países onde a prática do cristianismo é pequena, como Japão, Índia e na muçulmana cidade de Dubai, nos Emirados Árabes.

Há ícones de Natal, que remetem a países com neves, como o Papai Noel e o seu trenó, que se tornaram universais, independente do clima e da cultura de cada nação e que fazem parte, também, da decoração do Natal no Centro Histórico de São Luís, assim como a programação inclui contos indígenas da Cia Casa do Sol e louvação a escritora maranhense Maria Firmina, personagem que percorre o cortejo.

Interessante lembrar que há comportamentos em países tropicais, como os ligados ao reggae, um ritmo tropical/caribenho, com suas indumentárias e tranças, que são cultuados em países frios como a Inglaterra e Canadá. São as interações culturais praticadas há séculos pelos homens. É vida que segue.

Além das irmãs Santos, centenas de pessoas estão aproveitando, diariamente pelo Circuito do Natal.

Um profissional da área de comunicação social, que não quis se identificar, afirmou que não gosta do Circuito de Natal, mas veio para trazer mãe que gostou muito do passeio. “Este lugar é lindo!”, afirmou a mãe.

O casal Fernando (administrador) e Janaína Sousa (advogado) levaram os filhos, Daniel e Luna (Foto acima), ao Natal do Maranhão. Para eles é um momento, também, de mostrar a beleza do Centro Histórico para os filhos.

Eles percorreram o circuito, que começa na Praia Grande e segue até o espaço da Av. Pedro II e Praça Benedicto Leite, pela Rua da Estrela.

Então, sejamos todos bem-vindos ao Natal do Maranhão.

Artistas em Natal

Os artistas do Maranhão são as referências na programação. Entre os quais, Adriana Soraya (piano, voz e sax), Camila Reis, André Lobão, Ulysses (Coletivo Confabulação), Gilson César (mímica), Coro Orquestra Jovem João do Vale, Guilherme Guimas, Bráulio Bessa (cordel) Rosana Fernandes, Juçara Cantoneira, Shamach Viana, Luciana Pinheiro, Heidy, Djuena Tikuna.

Entre os grupos artísticos, que realizam espetáculos em vários locais, a Cia Casa do Sol (contos indígenas), Circo Tá na Rua, Pulsar Cia de Dança, Ballet Olinda Saul, Ballet Débora Buhaten, Santa Ignorância Cia de Artes (Natal em cordel), Banda de fanfarra Soldadinhos de Chumbo, Caçoeira (chorinho natalino), Cia Casa do Sol, Orquestra Berimbau Mandingueiros do Amanhã, Coral São João, Banda Vagalume, Xama Teatro, Maria Firmina (Poesias/Teatro), Vagalume, Orquestra Guajajara, Banda Unidunitê, Tramando Teatro.

Jornalista Ademar Danilo é um dos locutores da Rádio Natal do Maranhão

O Cia Cambalhotas, do bairro Anjo da Guarda, criou o Papai Noel, boneco gigante que está fazendo a festa da criançada aos fins de semana. O boneco é acionado por uma equipe de integrantes do Cambalhotas, grupo que há muito tempo trabalha com teatro de bonecos.

Há, também, a presença de corais como o Uirapuru, Madrigal, Paz e Bem, Jovem Adventista, UFMA, Madrigal Santa Cecília, Maranatha, Liberty, Som das Águas e o Nossa Voz.

E uma novidade deste ano, a Rádio Natal do Maranhão, transmite ao vivo para ruas e praças do centro histórico de São Luís a programação natalina intercalada com músicas e entrevistas. A Rádio é comandada pelos jornalistas Ademar Danilo, Zema Ribeiro e Gilberto Mineiro.

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost