Meninas passeiam de charrete na Coroatá de 1951

Publicado em:

Meninas Maria da Graça Pinto e Enilde Silva Moreira Pinto passeiam na charrete, na Coroatá de 1951.

Há mais uma menina, em pé, ao lado esquerdo da imagem.

O autor da imagem foi Edy (Edson Pinto), fotógrafo que trabalhou em São Luís na década de 1950. Uma pequena parte da produção de Edy foi resgatada por um estudante do IFMA-Centro Histórico e está sala de fotografia do Nuppi (Núcleo de Produção e Pesquisa em Imagem – IFMA Centro Histórico).

Descobrimos quem é Edy

Edy era um fotógrafo praticamente desconhecido até entre pesquisadores e colecionadores. Por isso, em  Postagem anterior , perguntamos se alguém conhecia Edy. Obtemos retorno, por meio do fotógrafo Uziel Azoubel.

Uziel Azoubel, filho do fotógrafo Dreyfus Nabor Azoubel, conhece a família de Edy, que se chamava Edson Pinto.

Edy foi padrinho da irmã Uziel.

Veja o que ele escreveu

“… Amicíssimo da nossa família, trabalhou como farmacêutico em várias farmácias de manipulação e realmente também gostava da fotografia. Como fotógrafo amador, ele tinha como principal atividade as montagens e os truques fotográficos que ele executava com bastante maestria e criatividade. Ganhou vários concursos de fotografia promovidos pela Kodak. O mais importante é que ele começou esse seu hobby construindo o seu próprio equipamento fotográfico. Inclusive foram com elas que ele ganhou os concursos acima citados. Depois passou a utilizar aquelas câmeras conhecidas como “de caixa” que não possuíam nenhum recurso específico além das objetivas central e as do visor.

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost