Lançamento do Livro Capoeira no Maranhão

Publicado em:

 

 

As mulheres estiveram presentes nas primeiras formações da capoeira no Maranhão. É o que revela o livro “A capoeira do Maranhão: entre as décadas de 1870 e 1930” que está sendo lançado, nesta segunda-feira (03), às 18h, em evento virtual no canal oficial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) www.youtube.com/IphanGovBr.

O superintendente do IPHAN no Maranhão, Maurício Abreu Itapary, informou, ao site Agenda Maranhão, que o livro não está disponível para download, mas que, em breve, estará na biblioteca virtual do IPHAN Nacional, que pode ser acessada pelo site do órgão (http://portal.iphan.gov.br/ma).

No momento, são 1.000 impressos, com exemplares disponíveis na sede do IPHAN-MA (Rua do Giz, 235 – Centro Histórico de São Luís). O preço ainda será definido. Exemplares serão distribuídos para bibliotecas.

Livro

A publicação resulta de ação da salvaguarda da capoeira no Maranhão, pelo IPHAN, a partir de pesquisa de Roberto Augusto A. Pereira, capoeira e doutorando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ambienta momentos específicos da capoeira no Maranhão, sobretudo no meio urbano de São Luís (MA), com fatos, personagens, trajetórias, experiências e relações sociais. Em seu perfil no Instagram, o autor homenageia Antônia Maria Correia, presa em 1928, em São Luís, pelo crime de capoeiragem.

O lançamento é uma ação do Plano de Salvaguarda da Capoeira do Maranhão e a publicação é a primeira de uma série prevista para a divulgação da história da capoeira, intitulada Cadernos de Capoeira no Maranhão.

Neste primeiro volume, são reconstruídos momentos chave para o entendimento da gênese da capoeira em terras maranhenses, desde as maltas de moleques aos marinheiros capoeiristas.

No Instagram do autor do livro há um vídeo ambientando uma luta entre capoeiras em uma rua do Centro Histórico de São Luís https://www.instagram.com/p/CDY9EdMpxyS/

(Com dados do site do IPHAN e Instagram do autor do livro)

Mais informações

@cassange_ii (Instagram do autor)

www.instagram.com/IphanGovBr

www.facebook.com/IphanGovBr
www.twitter.com/IphanGovBr |

www.youtube.com/IphanGovBr

 

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost