Ferrovia São Luís-Teresina foi subutilizada

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A Ferrovia São Luís-Teresina só foi concluída totalmente em 1938, quando praticamente não havia mais produção agroexportadora no estado e o complexo de fábricas, principalmente têxtil, erguido no Maranhão a partir de 1888, estavam em franca decadência.

A primeira viagem entre São Luís e Teresina aconteceu em 31 de dezembro de 1938.

A imagem fotografia vem de uma página da Revista do Norte. Deve ter sido captada pelo fotógrafo (ainda desconhecido) ao fim do século XIX e início do Século XX, quando essa publicação circulou. O local deve ser a área onde é, hoje, a Praça Maria Aragão.

A estrada de ferro tem 454 km e passa por Bacabeira, Rosário, Santa Rita, Itapecuru-Mirim, Cantanhede, Pirapemas, Coroatá, Timbiras, Codó, Caxias e Timon.

Etapas da construção

Apesar da necessidade evidente de ter uma via férrea no Maranhão, mas em meados do século XIX, a construção da estrada de ferro só aconteceu no século XX, o que contribuiu para a deficiência no uso desse equipamento. A ideia da ferrovia era para transportar o que ainda existia de cultivo agroexportador no Maranhão, a produção de fábricas em cidades como Codó e Caxias e passageiros.

Em 1895, foi inaugurada a linha entre Caxias e o povoado de Cajazeiras (a atual cidade de Timon) às margens do Rio Parnaíba, em frente a Teresina.

Em 1905, foi sancionada a Lei Federal nº 1.329, determinando a construção de uma ferrovia entre São Luís e Caxias. O então presidente da República eleito do Brasil, Afonso Penna, visitou o estado e fez uma viagem pelo Rio Itapecuru, na companhia do então governador Benedito Leite, constatando a dificuldade de navegação e autorizando a construção da estrada de ferro.

Em 1919 foi aberto o trecho, de São Luís a Caximbos (Cantanhede), prolongado, em 1920, até Caxias.

Em 05 de março de 1921, considerada a inauguração oficial, houve uma viagem entre Cajazeiras e Rosário.

Mas ponte metálica sobre o Estreito dos Mosquitos (Ponte Metálica Benedito Leite), ligando a Ilha de São Luís ao continente, foi concluída somente em 1928.

E a Estação João Pessoa, na Avenida Beira-mar, no Centro de São Luís, foi inaugurada em 1929.

Até 1938, o trem saia de São Luís e parava na estação de Timon, o mesmo ano em que os trilhos chegaram a Teresina, com a entrega da Ponte Metálica João Luis Ferreira, sobre o Rio Parnaíba, e a realização da primeira viagem São Luís-Teresina no dia 31 de dezembro.

A ferrovia foi incorporada à RFFSA em 1957. Em 1986, a estação da Beira-Mar foi desativada e suas atividades foram transferidas para o bairro do Tirirical.

Neste ano, o prédio passou a sediar um complexo cultural, inaugurado, neste mês, pelo governador Flávio Dino.

 

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