Jordoa no início do século XX

Publicado em:

A Jordoa é um dos bairros mais antigos de São Luís. Está localizado na área do João Paulo, nas proximidades do Filipinho, Coroadinho e Redenção.

Esta fotografia da Jordoa publicada na Revista Norte, no início do século XX.

A professora e pesquisadora Heloísa Reis Curvelo-Matos, que tem um estudo (tese de doutorado) sobre a análise toponímica de nomes de bairros de São Luís, afirma que não há uma data precisa da criação do bairro da Jordoa, mas o certo é que, em 1893, o logradouro já agregava uma estação dos bondes que trafegavam pelo Caminho Grande em direção ao Anil, segundo informações do Diário Oficial do Maranhão (05/07/1893).

A pesquisadora afirma que os bairros surgidos ao longo do Caminho Grande (inclui as atual Avenidas Getúlio Vargas, João Pessoa e Casemiro de Abreu) dispunham de algum elemento de prestação de serviço público que se tornava referência aos transeuntes da referida via, que poderia ser um cemitério (Vila Passos), fábricas (Fabril, Monte Castelo, Anil), escola (Diamante), matadouro (Liberdade), sítios, chácaras (João Paulo) e, evidente, trechos de passagem de trens e bondes como Outeiro da Cruz, Apeadouro e Jordoa.

A Jordoa, também, foi ponto de referência na demarcação da área de proteção ambiental do Sacavém, em 1934, conforme Decreto-Lei, nº 6.833, de 26/08/1944.

A professora afirma que não há nenhum resgate da motivação toponímica do nome Jordoa.

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost