Transeuntes na Av. Beira-Mar – década de 1950

Publicado em:

Esta fotografia, provavelmente da década de 1950, mostra pessoas passeando pela área do Cais da Sagração, na Avenida Beira-Mar, em São Luís.

O autor é desconhecido mas pode ser que seja Dreyfus Nabor Azoubel (1919-2002).

Apesar de ser um dos mais belos espaços público de São Luís, a Av. Beira-Mar, há décadas, deixou de ser um lugar de passeio e se transformou em “corredor de ônibus”.

A fotografia mostra que nem sempre foi assim. As pessoas iam olhar o mar e, certamente, deslumbrar o lindo pôr do sol na Baia de São Marcos com total tranquilidade.

Os bancos do Cais da Sagração, também belos, tiveram suas alturas alteradas pela Prefeitura de São Luís e apoio do IPHAN, por meio de uma pavimentação de cimento que elevou a calçada, salvo engano, na administração do prefeito João Castelo.

O Governo do Estado, nos últimos 6 anos, valorizou à Av. Beira-Mar, construindo a Praça Joãosinho Trinta, revitalizando o prédio da RFFSA e promovendo o Carnaval nesse espaço.

Falta a Prefeitura encontrar uma fórmula de diminuir o fluxo de ônibus nesse belo cenário de São Luís para a Av. Beira-Mar voltar a ser de passeio.

Quem sabe transformar os imóveis da avenida em cafés, padarias etc.

Com isso, ganha a cidade, o turismo e a população.

Uma foto boa para curtir

A área do São Francisco é verde, sem prédios

Há uma criança em um banco do Cais da Sagração olhando o mar em risco de cair.

Outro detalhe é a arborização da Avenida Beira-Mar. Mais cuidadora, com árvores frondosas. Os serviços de arborização de São Luís, nos últimos anos, são péssimos.

Obelisco

Na foto aparece um obelisco (a Pedra da Memória) que foi construído em 1841 em homenagem à maioridade do imperador D. Pedro II. Originalmente, o monumento ficava no Campo de Ourique (Área da atual Praça Deodoro), sendo transferido para o Cais da Sagração.

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost