Humberto de Campos é lembrado em simpósio na UFMA

Publicado em:

O escritor Humberto de Campos é um dos temas do Simpósio de Literatura Maranhense, que começou segunda-feira (22) e prossegue até sexta-feira (26), pela plataforma GoogleMeet.

Para participar é necessário fazer as inscrições que ainda estão abertas no endereço: https://sites.google.com/ufma.br/gelma/evento

O simpósio é realizado pelo Grupo de Estudos em Literatura Maranhense (Gelma), vinculado ao Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Humberto de Campo

Na palestra “A trajetória do escritor Humberto de Campos”, proferida por Giscard Farias Agra, professor da Universidade Federal da Paraíba, nesta sexta-feira (26), às 15h, o escritor maranhense será o assunto principal.

Humberto de Campos nasceu em Miritiba (hoje Humberto de Campos), município localizado no litoral maranhense.

De origem humilde, morou em São Luís uns anos mas foi em Belém que começou sua carreira de jornalista, escritor e poeta. Mudou-se, depois, para o Rio de Janeiro, a capital do Brasil na época, onde alcançou grande sucesso e reconhecimento nacional. Enfrentou dificuldades financeiras e de saúde e faleceu em dezembro de 1934, com 48 anos.

A partir do movimento modernista brasileiro começou a ser menos reconhecido e assim permanece até hoje no meio literário do Brasil.

Simpósio

O tema central do simpósio é “A produção maranhense em foco: a escrita, o espaço e o tempo”. Estão sendo realizadas palestras, conversa entre autores e acadêmicos na seção Café Literário, apresentação de trabalhos (comunicações orais) e mesas redondas.

A conferência de abertura foi proferida pelo professor Ricardo Leão, abordando o assunto principal do simpósio: “A literatura maranhense em foco”.

O diálogo entre literatura, história, memória e a presença da mulher na produção literária dão a tônica com evento.

O tema “Literatura Maranhense e História” teve a participação, na mesa redonda, dos professores Dino Cavalcante, Henrique Borralho e Cristiane Tolomei.

No encerramento, o tema “A lírica maranhense” terá abordagem dos escritores Salgado Maranhão, José Neres e Ricardo Leão.

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost