Havia uma igreja atrás da Prefeitura de São Luís em 1856?

Publicado em:

 

 

A gravura Praça do Palácio e Entrada do Porto é circulante entre pesquisadores da história do Maranhão e pouco conhecida do grande público.

Observem que havia uma Igreja, (capela), atrás do atual prédio da Prefeitura de São Luís. E é esse detalhe que o site Agenda Maranhão recortou da imagem original.

A Igreja, provavelmente, ocupava o espaço onde fica, hoje, o pátio interno da Prefeitura até a sede da Rádio Timbira, na Rua Montanha Russa.

Gravura

A gravura original, de onde foi recortada o detalhe, é parte de um conjunto de 3 imagens feita por meio da técnica da litografia ou litogravura em 1856.

O autor e Friederich Hagerdorn (1814-1889).  Foram impressas em Paris por Bernard Lemercier. A primeira já foi publicada no site. Esta é a segunda e a terceira vamos postar em breve.

As 3 gravuras pertencem ao Arquivo Digital da Biblioteca de Portugal.

https://purl.pt/4386/3/ (Por meio deste link é possível visualizar aproximando os detalhes)

Pintor da corte em Lisboa (entre 1844 e 1847), Friederich Hagerdorn foi para o Rio de Janeiro, em 1850, integrando um grupo de artistas alemães que vieram documentar a paisagem e os costumes nacionais. Viajou por São Paulo, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Maranhão.

Imagem

A gravura Praça do Palácio e Entrada do Porto é uma imagem captada pelo artista a partir da torre da Igreja da Sé (Igreja de Nossa Senhora da Vitória ou Catedral da Sé).

O artista teve o cuidado de preservar luz e sombra de acordo com a iluminação solar.

Apresenta o Palácio dos Leões na forma arquitetônica anterior a atual e que existiu até o início do século XX. Há fotografias dessa antiga fachada do palácio em imagens publicadas pela Revista do Norte.

Há uma bandeira hasteada no prédio que está sendo reformado pelo Governo do Estado para ser a sede da Jucema. É provável que fosse uma repartição pública ou um consulado.

No lugar onde é, hoje, a Praça dos Poetas havia um casarão. A gravura não detalha muito o acesso a atual Rua Montanha Russa, que fica entre esse imóvel e o antigo prédio da Prefeitura (chamada anteriormente de Intendência).

Ao fundo aparece onde é a Vila Nova (área do Itaqui-Bacanga) e a Ponta d’Areia com o Forte Santo Antônio em um pequeno povoamento.

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost