Centro Histórico perde Luiz Phelipe

Publicado em:

Composição fotográfica de autoria do Studio Edgar Rocha

Há cerca de 1 mês, o site Agenda Maranhão publicou artigo do engenheiro civil Luiz Phelipe Andrés, que faleceu na noite de sábado (4), aos 72 anos.

Veja o artigo http://agendamaranhao.com.br/2021/07/29/poco-milagroso-da-praia-grande/

Luiz Phelipe dedicou parte de sua vida à luta em defesa do Centro Histórico de São Luís do Maranhão e da cidade de Alcântara.

Foi o idealizador da revitalização da área da Praia Grande/Portinho, na área histórica de São Luís, por meio de projetos, como o Reviver, nas décadas de 1980 e 1990.

Também foi o principal responsável por São Luís ter sido eleita, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Patrimônio Cultural Mundial.

Trabalhou para preservar a marcenaria naútica artesanal maranhense, idealizando o Estaleiro Escola, no Sítio Tamancão, em São Luís.

É autor de vários artigos e livros, entre os quais “São Luís Reabilitação do Centro Historico – Patrimônio da Humanidade – Maranhão Brasil”.

Como jornalista (sou José Reinaldo Martins) acompanhei a trajetória profissional de Luiz Phelipe, desde a idealização do Projeto Reviver na década de 1980.

O coletivo Agenda Maranhão (Ed Wilson Araújo, Celso Borges, Amanda Silva entre outros profissionais) lamenta que o Centro Histórico de São Luís tenha perdido um dos seus maiores defensores.

O velório é, neste domingo (5), a partir das 14h, na sede da Academia Maranhense de Letras, na Rua da Paz, no Centro.

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost