Historiadores celebram Jerônimo de Albuquerque, nesta sexta-feira (23), como o fundador de São Luís

Publicado em:

Jerônimo de Albuquerque é considerado, por vários historiadores, o fundador de São Luís. O argumento é que a cidade surgiu depois que as tropas portuguesas, comandadas por ele e por Alexandre de Moura, expulsaram os franceses, que esses historiadores consideram invasores.

Com a expulsão dos franceses, Jerônimo de Albuquerque assume o comando do Maranhão e funda a cidade de São Luís.

Antes de Jerônimo de Albuquerque assumir o comando do Maranhão, os franceses, liderados pelo fidalgo Daniel de La Touche, sob o título de Senhor de La Ravardière, construíram um pouco mais do que um forte de “pau-a-pique”, como afirma a historiadora Lourdes Lacroix, o que, para ela, não configura o surgimento de uma cidade.

“Alguns chefes e soldados acamparam em palhoças; capelas e um convento de pindoba abrigaram os capuchinhos”, relata Lourdes Lacroix, na página 17 de seu excelente livro “São Luís do Maranhão Corpo e Alma”, como era a povoação do tempo dos franceses e que, na sua interpretação, não foi uma cidade.

E é Jerônimo de Albuquerque o tema da conferência “Jerônimo de Albuquerque Maranhão – conquistador e colonizador do Maranhão – IV séculos de seu passamento (1618-2018)”.

Será realizada nesta sexta-feira (23), às 15h, no auditório do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), na Rua Santa Rita, 230, no Centro Histórico de São Luís. A promoção é do IHGM e a participação é aberta ao público.

A conferência será ministrada por Paulo de Albuquerque Maranhão, nono neto de Jerônimo de Albuquerque. Em seguida haverá uma mesa redonda com a participação dos historiadores Lourdes Lacroix, Euges Lima e José de Almeida.

Nessa cerimônia, historiadores e simpatizantes vão celebrar Jerônimo de Albuquerque como o fundador de São Luís.

 

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost