Livro que investiga vida e obra de Torquato Neto é tema de debate na Ufma

Publicado em:

O Livro O Risco do Berro, da escritora Isis Rost, é tema de debate, no dia 4 de abril, às 17h30, no auditório B (Ribamar Caldeira), do Centro de Ciências Humanas (CCH), no campus da Ufma, no bairro do Bacanga, em São Luís.

Na roda de conversa, Isis Rost, os professores da Ufma Flávio Reis, Junerlei Saletti e Samarone Marinho.

O Risco do Berro é centrado na trajetória e obra do poeta piauiense Torquato Neto.

Veja o que o historiador Flávio Reis tem a dizer com relação ao livro

O Risco do Berro é voo rasante sobre a vida e a obra de um nome central da contracultura. O piauiense Torquato Neto foi um dos ícones da Tropicália e da cultura marginal forjadas nos anos de chumbo, o momento mais duro e repressivo da Ditadura Militar.

Com muita inventividade, sacação e ironia, Isis Rost encarna a figura múltipla de Torquato, através de suas falas, escritos e imagens, para oferecer uma visão multifacetada do artista. Destacando dois signos fortes do momento, a morte e a loucura, mostra como estavam inscritas na trajetória de Torquato para além das determinações do período.

Colada no ideal contracultural, da transgressão, Isis fere os cânones consagrados, flerta abertamente com as apropriações e colagens, tão presentes no período, para montar seu painel com obsessiva pesquisa iconográfica e ousada diagramação, intuitivamente inspirada na Navilouca, a lendária revista em edição única programada por Torquato e Waly Salomão.

Tudo isso propicia um mergulho no universo dos “anos loucos”, de 67 a 72, quando o poeta, letrista, crítico de cultura e entusiasta de primeira hora do cinema marginal e do desbunde, consuma a própria sina, cuidadosamente tecida em versos, prosa e imagens. Berro ensandecido para saudar a figura indomável de Torquato, o livro é uma lufada de criatividade a desafi(n)aro bom mocismo acadêmico destes tempos tão obtusos.”

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost