Historiador Flávio Reis disponibiliza ao público download do seu novo livro

Publicado em:
O historiador Flávio Reis disponibilizou ao público o download do seu novo livro Ruminações – Cultura & Política.
 
São textos publicados no jornal Vias de Fato, entre 2013 e 2016, e algumas publicação inéditas.
 
O acesso é pelo endereço
 
http://www.overmundo.com.br/ban…/ruminacoes-cultura-politica
 
Conheço Flávio Reis desde os tempos dos movimentos culturais e estudantis da Ufma e na São Luís dos anos oitenta.
 
Professor de História da Ufma, sempre foi duro crítico das forças de elite que dominam o Maranhão, descortinando emaranhados de construções históricas, sobretudo as de construção, e construídas, na fase dos chamados Novos Atenienses, na passagem do século XIX para o XX.
 
Como minha pesquisa acerca do Álbum do Maranhão de 1098, de autoria do fotógrafo Gaudêncio Cunha, dessa temporalidade, a gente se aproximou ainda em encontras nestas décadas do século XXI.
 
Também aconteceram alguns poucos momentos da edição, na busca de fotografias de época à obra “São Luís do Maranhão Corpo e Alma”, da historiadora Maria de Lourdes Lauande Lacrox.
 
Flávio é irrequieto e altamente crítico. Ele e a escritora Isis Rost enviaram a mim um texto referente ao livro. Adoro encontrar os dois por minhas andanças pelo Centro Histórico de São Luís.
 
Os papos são os mais variados. As belas fotografias de São Luís, presentes no algum de Gaudêncio Cunha, na nossa visão, podem ser uma composição fictícia que existe somente no álbum kkkkk São Muito legais essas conversas.
Veja o texto deles abaixo

Ruminações é uma coletânea de artigos sobre cultura e política escritos entre 2013 e 2016, quase todos publicados no jornal Vias de Fato.

De certa forma, é uma continuação de Guerrilhas, livro de artigos publicados em 2012.

Em 2017 completava 30 anos na Universidade Federal do Maranhão e pensei em um pequeno volume à guisa de comemoração.

Por uma dessas coincidências estranhas da vida, fui acometido de AVC hemorrágico exatamente na data em que completaria o ciclo, 27 de maio.

Tive muita sorte de sair quase sem sequelas, porém com uma dificuldade visual que logo mandou o projeto para a gaveta.

Isis Rost o retirou de lá e se ocupou de toda a edição, incorporando imagens que reforçam a percepção dos textos.

A ela o livro é dedicado, não apenas por isto, mas por tantas coisas vividas juntos nos últimos anos.

Registro também o agradecimento especial a Emílio Azevedo, um dos editores e principal articulador do Vias de Fato e ao jornalista Zema Ribeiro, cujo blog sempre esteve aberto a estes textos.

Como se trata de uma comemoração agreguei um texto apresentado ao departamento de Sociologia e Antropologia em 2011, como requisito para a passagem do nível de professor assistente para o de professor adjunto, onde minha trajetória intelectual na universidade é colocada em retrospectiva.

No fundo, é o relato do afastamento dos cânones acadêmicos em sentido estrito, de forma que preferi nomeá-lo “memorial antiacadêmico”.

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost