Torcedores do MAC na Feira da Benedito Leite

Publicado em:

No domingo, na feira da Praça Benedito Leite, no Centro Histórico de São Luís, chamou a atenção a presença de um pai e seu filho vestidos com camisas do Maranhão Atlético Clube (MAC).

Em tempos em que Sampaio Corrêa e Moto Clube ressuscitaram das cinzas e, aos trancos e barrancos, marcarem presença em campeonatos nacionais, vale rememorar o MAC, que anda um pouco esquecido, com desempenho abaixo do Cordino e Imperatriz, times do interior que estão fazendo bonito no Campeonato Brasileiro Série D deste ano.

Carlo Costa, 38 anos, é administrador da Loja do MAC localizada na sede do clube, no bairro da Cohama/Cohaserma, em São Luís. Ele e seu filho, Yago, 4 anos, foram parados na feira por algumas pessoas identificadas com o MAC.

Aqui acolá aparecem torcedores da MAC. São raridade, mas amam seu time, acima de tudo, a exemplo do cantor Zeca Baleiro e o poeta Celso Borges.  Alguns deles aproveitaram a presença de Carlo e Yago para revelar seu amor pelo Bode Gregório. Os dois foram parados algumas vezes por maquenos, todos com mais de 40 anos.

Em muitos casos, o amor pelo MAC tem caráter hereditário. No caso de Carlo, ele recebeu a senha do pai dele, João Sebastião e repassou a Yago, 4 anos.

MAC

Fundado em 24 de setembro de 1932, o Maranhão Atlético Clube (MAC) é uma das mais tradicionais agremiações maranhenses.

De acordo com o site do MAC , a origem do clube invocou o espírito nacionalista, voltado para as raízes brasileiras e para um diálogo com as classes menos favorecidas da sociedade.

A estreia no futebol foi dia 30 de abril de 1933. O MAC aplicou uma goleada de 4 a 0 no Syrio Brasileiro.

A formação do time de estreia foi: Dico, Ennes, Adolpho, Bombom, Stelman, Aminthas, Guillar (Habibe), Bouéres (Airton), Anthenor, Sílvio Tavares e Chaves.

O primeiro título foi em 1937 no campeonato estadual. São 15 títulos estaduais, sendo o último em 2013.

Em 1979 disputou o Campeonato Brasileiro da 1ª divisão, alcançando a honrosa 26ª colocação, entre 94 agremiações participantes. Em 1986, foi vice-campeão brasileiro da série B e em 2000, vice-campeão da Copa Norte.

É o primeiro clube brasileiro a adotar, oficialmente, 4 cores em seu uniforme: azul, vermelho, branco e preto), por esta razão passou a ser conhecido também como “Quadricolor Maranhense.

O mascote do MAC é o Bode Gregório, em homenagem a um animal que sempre se fazia presente nos treinamentos do clube que se realizavam no CT Parque Valério Monteiro.

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost