Cantos de Sousândrade em cena

Publicado em:

Por Silvio Martins

No apagar das luzes de outubro, em São Luís, apreciadores de literatura e poesia vão poder lançar um olhar na obra de Sousandrade, O Guesa Errante.

A experiência estética é a peça de teatro O Guesa Errante – Canto da Terra, do Núcleo de Criação CAÉ. As apresentações acontecem nos dias 23, 24 e 30, 31 deste mês no Centro de Cultura da Vale (CCVM), no Centro Histórico de São Luís, às 19h. A entrada é franca.

Com duração de 50 minutos, o espetáculo representa seis dos 13 cantos de O Guesa Errante, principal obra do escritor maranhense Joaquim Manuel de Sousa Andrade, mais conhecido por Sousândrade.

Sousândrade foi o idealizador da bandeira do Estado do maranhão. Ele é considerado por alguns críticos literários como o precursor da poesia moderna no Brasil. Há estudiosos que dizem que o Guesa Errante é uma ópera.

A peça

A peça O Guesa Errante – Canto da Terra é uma livre adaptação do livro Guesa Errante e foi contemplada no edital Ocupa CCVM 2018 do Centro de Cultura Vale do Maranhão.

O diretor é Vinicius Viana. No elenco, Ana Raquel Fárias, Daniel Monteiro, Heidy Ataides, Hudson Bianckinni, Idalina Moraes, Victor Mendes e Vinicius Viana.

Guesa Errante foi escrito entre 1858 e 1888. É composto por treze cantos e inspirado em uma lenda andina na qual um adolescente, o Guesa, seria sacrificado em oferecimento aos deuses. Ele foge e passa a morar em uma das maiores ruas de Nova York, a Wall Street. Os sacerdotes que o perseguiam estão, agora transformados em capitalistas da grande cidade de New York.

 

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost