Foto A Noiva, de Boris Kossoy, vira poesia

Publicado em:

A fotografia A Noiva (1970), de autoria do fotógrafo Boris Kossoy, inspirou Nina Zur a fazer uma poesia que o  site About Light publicou, nesta terça-feira (6), e o site Agenda Maranhão replica.

Boris Kossoy é fotógrafo, historiador e pesquisador da história da fotografia brasileira. Comprovou que Hércules Florence inventor, em 1833, no Brasil, um método de fotografia (métodos de impressão pela luz) antes da invenção da fotografia, por Louis Daguerre, em Paris, em 1839.

Nina Zur, 25 anos, é carioca, poeta e graduada em Direito. Autora do livro A Chance do Corte, tem poemas publicados pela editora 7letras, pela revista Garupa e pelo projeto Mulheres que Escrevem.

About Light é um site colaborativo dedicado à fotografia. É um espaço para fotógrafos, escritores, músicos, cineastas, artistas visuais e qualquer pessoa publicar uma boa ideia. É uma criação da revista Minotauro.

“É preciso saber, enquanto houver escuridão, que existe uma luz em algum lugar, saber que em si mesmo, esperando ser encontrada, há uma luz”, diz Cassiano Viana, editor do site About Light e da revista Minotauro.

A Noiva

sou o rosto desfigurado
que chama
vem, e rosna
não há em que acreditar
a não ser no desterro
– sou sozinha
rosno
enquanto espero um trem que
não vem não parte

tenho um púbis de pedra
liso
como esse chão que meus pés
agarram
essa estação em que
permaneço
em que me estranho

éramos um jogo de imitação
do qual falam os véus
éramos um perder dos trens
deixá-los partir
dentes de cobre

nada resta além da falácia
da longa espera
por um vento
que me arranque as mãos
do rosto
mas os trens sequer movem
os trilhos sequer curvam

o exílio é um véu
cobre sem vento
bafo de
mulher
que rosna

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost