Os ratos de Marçal Athayde em exposição em São Luís

Publicado em:

O artista visual Marçal Athayde, que vive no Rio de Janeiro desde o final dos anos 80, apresenta, em São Luís, a exposição “Labirintos por onde me perco”, reunindo 45 novos trabalhos, entre pinturas, esculturas e objetos.

O vernissage será no Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Rua do Sol, 302, Centro Histórico de São Luís), nesta terça-feira (17) às 19h. Ficará aberta ao público até o dia 26 de janeiro, das 10 às 18h. A realização é da Galeria Hum, com patrocínio do Mateus Extreme, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Maranhão.

A exposição ocupa o espaço da Galeria Floriano Teixeira, o anexo e os jardins do museu. São obras de óleo sobre tela, guache sobre papel, acrílico, óleo sobre relevos de madeira sobre tela e óleo sobre madeira.

É resultado de pesquisa que o artista desenvolve a partir das cidades, buscando nelas os diversos aspectos formadores de seus labirintos, com suas taxas populacionais, geopolítica, história e formação arquitetônica. Tudo isso serve de mote para os elementos plásticos que permeiam a poética dos novos trabalhos.

“De certa forma é uma leitura antropofágica das novas e velhas metrópoles, suas edificações históricas e seculares, e as novidades tecnológicas em contraponto às ruínas das velhas áreas outrora habitadas”, explica o artista.

A última exposição solo de Marçal Athayde em São Luís foi em 1991. Depois, participou da mostra conjunta Três Pintores (Palácio dos Leões, 1996) e da coletiva Arte Hoje (Espaço Fátima Lima, 2000). Fez exposição de desenhos Contos Inocentes (SESC, 2001), com as ilustrações que criou para um livro de Arlete Nogueira Machado.

Marçal Athayde

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost