Charanga do bloco Bota Pra Moer neste Carnaval

Publicado em:

Luciana Simões e Alê Muniz

Bloco da dupla formada por Alê Muniz e Luciana Simões, que trará os pernambucanos Otto e Duda Beat para o carnaval do Maranhão, começa a afinar o repertório com a charanga Bota pra Moer neste sábado, dia 1º.

O ensaio aberto vai das 16h às 18h, na Rua de Nazaré – em frente ao Hostel Reviver. No sábado seguinte, 8, a charanga estará na Avenida Beira-Mar e na terça gorda de carnaval o Bota pra Moer sobe no trio do Circuito Beira-Mar.

Neste ano, o Bota pra Moer leva para as ruas da cidade a bandeira da revolução: igualitê, fraternitê e libertê, uma chamada geral para o momento presente.

“O carnaval é uma festa de potência e precisamos canalizar a energia para além da folia. A hora é de juntar força num mesmo grito pela liberdade de expressão, pela igualdade de direitos, pela real fraternidade e por respeito à cultura e à arte”, afirma Luciana Simões. “É preciso estar atento e forte, ocupando a rua com os olhos bem abertos”, completa Alê Muniz.

A charanga do Bota pra Moer é uma forma de chamar os brincantes para tocar junto, revivendo o espírito de “brincar o carnaval”. Quem quiser pode levar seus instrumentos que os músicos da trupe estarão a postos para orientar a galera. Serão 23 músicos, entre eles naipes de sopro e percussão.

Homenagem

Em seu terceiro ano de história no carnaval maranhense, o Bota pra Moer segue inspirado pelo personagem das ruas de São Luís que dá nome ao bloco. Mistura de louco e de gênio, Bota pra Moer foi um andarilho da cidade que marcou os anos 50 e 60 com histórias que fazem parte do imaginário popular.

Antônio Lima

Antônio Lima, pernambucano de Caruaru, adotou São Luís e aqui se transformou em Bota Pra Moer por sua inteligência e um jeito único de encarar as ruas. Uma de suas histórias mais engraçadas aconteceu na greve de 1951, que paralisou a ilha quando o povo se revoltou contra a posse do governador Eugênio Barros. Enrolado numa bandeira nacional, Bota pra Moer liderou a marcha rumo ao Palácio dos Leões. Ao chegar à Praça Pedro II, diante de um pelotão da polícia, parou e teria dito: “Até aqui eu vim, mas daqui pra frente arranjem outro que seja mais doido do que eu”.

Boco Bota Pra Moer neste fim de semana

Charanga no pré-carnaval

Sábado, 1º, em frente ao Hostel Reviver – Rua de Nazaré, Centro Histórico de São Luís;

8 de fevereiro às 16h, Av. Beira-Mar – Das 16h às 18h

Bota Pra Moer no Carnaval

Terça, 25/02, das 16h às 20h30 – Circuito Beira-Mar

Alê Muniz e Luciana Simões recebem Otto e Duda Beat

Informações: (98) 981791113

 

Libertê, igualitê, fraternitê  (Alê Muniz, Luciana Simões e Celso Borges)

Libertê, igualitê, fraternitê

Bota pra moer, bota pra moer

Quando o carnaval abre as portas da cidade

Visto a fantasia de amor e liberdade

E saio pelas ruas pulando como quê

Bota Pra Moer

 

Vai querer, vai querer liberdade

Vai querer, vai querer igualdade

Vai querer, vai querer fraternidade

bota pra moer

 

Ô ô ô babá, êêiáaa, ô o o babá, êeeiá

Ponta de Lança tá na cabeça

Eu boto fé e coisa e tal

Ê criança

Vamos fazer uma trança

Com o fio da esperança

Uma trança transcedental

Que balança

Uma trança pajelança

De pessoas e cometas

Afoxé e carnaval

Ôôô babá, êê ê iá

Área de anexos

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost