A reinvenção de Clara Vidotti: do “ócio criativo” às adequações do mundo real

Publicado em:

Autor: Benedito Lemos Jr.

Em “reclusão criativa e hibernando trabalho e arte”, não necessariamente nessa ordem ou desordem, a artista visual Clara Vidotti vive o seu mais belo ócio produtivo, expondo e comercializando o seu o trabalho, as suas mais intrínsecas e múltiplas faces por meio do Facebook e em sua loja virtual no Instagram.

Apaixonada por arte, “Clarinha” – aqui usado sem a sua devida autorização, mas pelo meu amor à sua arte e referência ao seu belo trabalho, ela aprendeu desde cedo, espontaneamente, mexendo em tintas e nos materiais do também artista plástico e incentivador, o seu pai, Fábio Vidotti.

Depois, Clara Vidotti descobriu o que realmente queria fazer deixando e compartilhando “algo que vem de dentro de mim, que queima, me deixa inquieta, eu sinto que preciso pôr para fora, é uma necessidade”, como relata a artista, que trabalha, principalmente, com tinta aquarela e nanquim, com a junção do traço firme e as imprevisíveis nuances da aquarela.

Em seus trabalhos, que são os mais variados e diversificados, a artista “pinta o sete”, transbordando emoções e sensações, com cores translucidas ou no monocromático do nanquim.

Rita Lee (aquarela)

Utiliza figuras humanas, com um misto de realismo e abstracionismo, retratando, suas observações em meio a um turbilhão de sentimentos que vão da alegria à angustia,

 

Ecobag Abaporu, pintura de Tarsila do Amaral

Guria, Clara foi premiada em um concurso nacional, promovido pela Alcoa/Alumar, e teve o seu desenho estampado em cartões de natal, traduzidos em três línguas.

Também ganhou um concurso organizado pela Boticário, em São Luís, como o melhor desenho. Além dos prêmios, Clara participou de várias coletâneas juntamente com os irmãos Fábio e Raphael Vidotti.

Entre tantos nomes que são suas referências, Clara revela paixão por Van Gogh, pois foi artista “que mais mexeu comigo e o que mais me fez pensar no que eu queria fazer, e como eu queria fazer, pois nunca gostei da busca pelo realismo ou pela perfeição”, relata Clara que enfatiza “prefiro trabalhar mais livremente com as cores e com a mistura do imaginário, do inconsciente, dos meus delírios”.

Formada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Maranhão, a UFMA, Clara é uma artista inquieta que sempre confessa que “não quer que as pessoas saibam está desenhando só por desenhar”, mas essencialmente “compartilhar sensações, emoções, conceitos e ideias”.

Na loja online @claravidottiart (no Instagram) estão em exposição pinturas da artista e seus trabalhos em artesanato e costura. A loja possui produtos e ilustrações pronta entrega, com referências artísticas e do mundo pop. Além dos produtos pronta entrega, a loja trabalha com encomendas de itens personalizados feitos a mão, como ecobags, chaveiros, cadernos e bonecos de feltro.

Ecobag com Frida

Ecobag com imagem de Frida

Boneco de feltro

Ecobag

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost