Pesquisadores do Maranhão no Instituto Moreira Salles

Publicado em:

Página do Album do Maranhão em 1908

 

Trabalhos realizados por pesquisadores maranhenses, na área de fotografia, estão disponibilizados ao público na Biblioteca de Fotografia do Instituto Moreira Salles (IMS).

O Instituto Moreira Salles é um espaço de referência internacional na área da fotografia. Restaurou valiosas coleções fotográficas nacionais e mantém um amplo acervo sobre o tema.

Segundo o site da instituição, a Biblioteca de Fotografia do IMS “visa a incentivar a pesquisa no campo fotográfico e a colaborar para a compreensão da fotografia nos seus mais diversos modos de expressão”.

O acervo do IMS é composto por publicações de e sobre fotografia de todo país, incluindo pesquisas sobre a história da fotografia do Maranhão.

 

Amanda Silva

Fotografias na página da Revista do Norte, 1906

 

Do Maranhão, destaque à pesquisa de mestrado sobre as fotografias do início do século XX impressas na Revista do Norte, periódico de literatura e arte que difundiu boa parte das imagens que circulavam no período em São Luís. A autora é a historiadora Amanda Silva.

 

A pesquisa é resultado de uma dissertação de mestrado defendida por meio Programa de Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

 

Maria Thereza Soares

Fotografia que integra o livro “Na trilha do cangaço o sertão que Lampião pisou”, de Márcio Vasconcelos

 

Outro trabalho analisa o fazer fotográfico na São Luís contemporânea. A autora é Maria Thereza Soares. A pesquisa faz estudo de caso da série “Na trilha do cangaço o sertão que Lampião pisou”, do fotógrafo maranhense Márcio Vasconcelos. É, também, resultado de uma dissertação de mestrado defendida por meio do PGCult da UFMA.

 

José Reinaldo Martins

Há, ainda, a pesquisa disponibilizada sobre o fotógrafo Gaudêncio Cunha e seu famoso “Álbum do Maranhão em 1908”, de autoria do jornalista José Reinaldo Martins.

A pesquisa tem como base dissertação de mestrado defendida na Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo (USP), coordenada pelo fotógrafo e pesquisador da história da fotografia, Boris Kossoy e pela historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro.

Para pesquisar no acervo online basta acessar o site: https://ims.com.br/acervos/biblioteca-ims-paulista/

 

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost