Bumba meu boi na visão de Márcio Vasconcelos e Celso Borges

Publicado em:

O livro Bumba Meu Boi do Maranhão – Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade reúne mais de cem fotos produzidas por Márcio Vasconcelos e textos do poeta Celso Borges. As ilustrações são de Cláudio Vasconcelos e projeto gráfico de Maurício Vasconcelos.

Ressalta a importância do título Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade concedido à manifestação cultural Bumba Meu Boi, em 2019, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), uma agência especializada das Organização das Nações Unidas (ONU).

Há fotos dos amos e cantadores, entre eles Humberto de Maracanã, Leonardo, João Câncio, Apolônio, Apolônio Melônio, Coxinho e João Chiador.

O livro é uma homenagem de Márcio Vasconcelos a essa brincadeira que ele acompanha, há mais de 30 anos, por meio de suas atividades fotográficas.

O texto, assinado por Celso Borges, é entremeado por trechos de várias toadas da Festa de São João no Maranhão e depoimentos de pesquisadores do tema.

A publicação tem 30x23cm, tem 140 páginas. O patrocínio é da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP). Estará à venda neste mês.

O projeto previa lançamento presencial, com a participação de brincantes e personagens do bumba meu boi. Foi adiado por causa das medidas sanitárias necessárias por causa da pandemia da Covid-19.

 

Ilustração de autoria de Cláudio Vasconcelos

 

Cantador de bumba meu boi, Chiador

 

Cantador de bumba meu boi, Apolônio

 

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost