40 anos da Via Sacra do Anjo da Guarda

Publicado em:

fotos divulgação: Memorial Via Sacra (Grupo Grita)

 

Autor: João Ubaldo Moraes (Jornalista e documentarista)

Sexta-feira Santa, 17 de abril de 1981, o Grupo Independente de Teatro Amador (GRITA) encena, pela primeira vez ao ar livre, nas ruas do bairro Anjo da Guarda, em São Luís do Maranhão, a peça teatral, de criação coletiva, Via Sacra da Libertação. O espetáculo, inédito na vida dos moradores, é resultado do amadurecimento artístico e social do grupo de jovens ligados ao teatro popular e comunitário, desenvolvido dentro da comunidade.

Nesta primeira apresentação, o espetáculo contou com a participação de 70 atores em cena. Todos os envolvidos, sem exceção, não economizaram esforços para colocar em funcionamento as oficinas de arte, onde confeccionaram, voluntariamente, figurinos, peças de cenário e adereços de cena, sob a coordenação de Zezé Lisboa (cenógrafa e atriz).

A peça é resultado de criação coletiva do grupo Grita, dirigido por Claudio Silva e Gigi Moreira, ator e diretor, falecido recentemente.

O espetáculo foi um sucesso de público e mobilizou a atenção da comunidade que acompanhou, com interesse e paciência, a caminhada de dois quilômetros pelas ruas do bairro, reproduzindo passagens da vida de Jesus Cristo.

A iniciativa superou as expectativas. Mesmo com a pouca experiência dos atores, a limitação técnica e a falta de recurso financeiro. Tudo feito ao vivo, no peito e na raça.

Neste ano de 2021, em meio da pandemia da Covid-19, o espetáculo teatral Via Sacra da Libertação completa 40 anos de sua primeira apresentação pública, em 1981. Infelizmente, hoje, a cena está muda e as luzes do seu brilho, apagadas.

A peça, a exemplo de 2020, não será montada este ano em atenção as medidas sanitárias decretadas pelas autoridades de saúde do país, dentro do intenso combate a pandemia, que exige, de todos, cuidados específicos de higiene e distanciamento social, sem aglomerações. Ano que vem, esperamos em Deus, tudo passe e a gente possa apreciar a montagem exitosa da Via Sacra da Libertação, nosso maior e mais bem sucedido espetáculo de rua.

Só para se ter uma ideia de como o espetáculo, nas últimas décadas, cresceu em volume e qualidade, nas últimas apresentações, ocorridas na Semana Santa de 2019, a peça foi encenada por quase 800 atores e acompanhada por uma multidão de cerca de 300 mil pessoas, segundo cálculos da Policia Militar do Maranhão.

Documentário

A iniciativa dos moradores do Anjo da Guarda gerou o documentário Paixão de Cristo Segundo o Grita (Documentário – 1981).

Durante o Governo de João Castelo (1979/82) foi criada a Secretaria de Desportos e Lazer (Sedel) com o objetivo de desenvolver o esporte amador e criar, entre os maranhenses, a mentalidade do lazer como bem-estar, cultura e arte.

Em 1980 fui convidado, pela professora Fátima Frota, para integrar a equipe da Coordenação de Lazer da Sedel, afim de implantar e coordenar o projeto Sala de Cinema, de minha autoria, cujo objetivo era levar o cinema como opção de lazer cultural à periferia de São Luís.  O convite me deixou feliz e cheio de planos. Era a minha primeira oportunidade de fazer cinema profissional, com apoio do Estado e não, somente, do meu “bolso magro”, como de hábito.

Cheguei com todo gás na equipe da diretora Amélia Buzar. Montei imediatamente as equipes de exibição de filmes, que foram um sucesso nas comunidades e nos bairros. Com o apoio da coordenação, não foi difícil convencer o então secretário Elir Gomes a liberar os recursos para registrar em cinema S8mm (Super 8), as atividades da secretaria. Naquela época, ainda não haviam as facilidades do vídeo VHS e nem as imagens digitais.

O projeto funcionou até o final do Governo Castelo e se arrastou nos primeiros anos do governo seguinte. Enquanto durou a bolha, produziu excelentes resultados. Foram realizadas centenas de exibições de filmes de lazer, documentários nacionais e internacionais, além de filmes produzidos em São Luís, no Ciclo de Cinema Super 8, em praça pública, salas de aulas e centros comunitários, escolas e até em faculdades.

O que mais me gratificou em todo projeto, foi a produção de mais 50 filmes, de curta duração, sobre lazer, esporte, atividades culturais, treinamento e imagens em geral. Inclusive, dentro desse projeto, produzi 05 filmes documentários especiais e co-produzi um curta em 16 mm, dirigido pelo cineasta maranhense Murilo Santos, do qual não me lembro nome.

Em 1985, desiludido com a administração, saí da Sedel e fui então convidado pelo escritor e cineasta Ivan Sarney, para integrar a equipe do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) no Maranhão. Lá realizamos outros tantos filmes de curta metragens institucionais e artísticos. Mas, isto é uma outra história…

Entre os documentários especiais realizados nesse período da Sedel, estava o curta metragem, em cinema S8mm, “A Paixão de Cristo Segundo o Grita” filmado em 1981, por ocasião da primeira apresentação ao ar livre, da peça “Via Sacra da Libertação”, nas ruas do bairro do Anjo da Guarda.

Trata-se de um documentário de 09 minutos de duração.  Do material recuperado, de uma cópia que tenho, falta um rolo de dois minutos e meio de duração, desaparecido. Talvez o encontre um dia. O filme em questão foi telecinado e digitalizado em 2014, através de um projeto que mantenho com o cineasta e produtor Joaquim Haickel (Mavam /Fundação Nagib Haickel).

O documentário curta metragem “Paixão de Cristo Segundo o Grita” ganha, nos dias de hoje, uma importância extra, por se tratar das únicas imagens em movimento, deste trabalho de teatro comunitário, popular e gratuito construído no Maranhão, na periferia de São Luís.

Para homenagear o Grita, a comunidade do Anjo da Guarda, o povo ludovicence e a sentida ausência da Via Sacra da Libertação, este ano, fiz uma pequena edição de 3,10 minutos das imagens do documentário.

Tenho a certeza que alguém ou alguma instituição queira produzir uma versão mais ampliada desta história, para qual estou à disposição. O minidoc está disponibilizado na internet pelo meu canal do Youtube Filme Curta Maranhão https://www.youtube.com/watch?v=TSZFKJdPXNs

 

Veja Imagem captada de fotograma do filme, em Super 8”, Paixão de Cristo Segundo o Grita

 

 

 

 

 

 

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost