A gravura Catedral de São Luís do Maranhão é circulante entre pesquisadores da história do Maranhão e pouco conhecida do grande público.
É uma gravura feita por meio da técnica da Litografia ou litogravura em 1856. O autor e Friederich Hagerdorn (1814-1889). Foi impressa em Paris por Bernard Lemercier. Pertence ao Arquivo Digital da Biblioteca de Portugal https://purl.pt/4370/3/ (por meio deste link é possível visualizar detalhes)
O site Agenda Maranhão não localizou estudos sobre a presença do pintor alemão Friedrich Hagerdorn no Maranhão. Pintor da corte em Lisboa (entre 1844 e 1847), foi para o Rio de Janeiro, em 1850, integrando um grupo de artistas alemães que vieram documentar a paisagem e os costumes nacionais. Viajou por São Paulo, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Maranhão.
Imagem
A gravura Catedral de São Luís do Maranhão mostra a área onde é, hoje, a Avenida Pedro II. Este espaço já foi chamado de Largo do Palácio e Avenida Maranhense.
Ao centro da imagem é possível olhar a Igreja da Sé (Igreja de Nossa Senhora da Vitória ou Catedral da Sé) em um formato arquitetônico que durou até o início do século XX.
O fotógrafo Gaudêncio Cunha capturou imagens da igreja nesse formato. Estão no Álbum do Maranhão em 1908.
Ao lado a Igreja aparece o Palácio Episcopal em seu modelo anterior. Hoje é o Museu de Arte Sacra.
Aparece um ritual religioso que pode ser uma procissão organizada pela Igreja Católica.
Ao fundo é possível olhar a atual Praça Benedito Leite (a praça da Feirinha São Luís) cercada por um gradil; o prédio do antigo Centro Caixeiral e as torres da Igreja do Carmo.
Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost