Costureira maranhense Nãna Sá na Fashion Revollucion

Publicado em:

 

A costureira maranhense Nãna Sá foi uma das 30 pessoas selecionadas, entre  170 inscritas, para participar da 1° Exposição Colaborativa de Cultura da Moda Brasileira, um projeto organizado pelo Instituto Fashion Revollucion Brasil.

A exposição, que acontece somente em formado digital, começou no dia 25 de maio deste ano (2021) e prossegue até o dia 2 de junho deste mesmo ano.

Foram disponibilizadas 3 salas expositivas com as temáticas Entrelaços, Afetividades e Poesia. O acesso é pelo link https://semanafashionrevolution.com.br/exposicao/

Nãna Sá faz parte da sala Entrelaços com a saia “Barreira encantada, o voo dos guarás”. É uma criação elaborada com algodão egípcio e tingida com a casca de mangue vermelho fresca.

A costureira afirma que a inspiração tem como referência a obra do artista Claudio Costa, a partir da exposição Ancer, que aconteceu em 2017, no Centro Cultural Vale Maranhão, no Centro Histórico de São Luís. A ilustração da saia tem a participação do artista visual Jhonatan Feitosa.

A saia foi inspirada na Barreira Encantada, um local de paisagem única, que fica em Icatu, uma cidade do litoral do Maranhão. Foi lá que Nãna Sá conheceu e estudou tambor de crioula com o aedo cantador Raimundo Sardinha.

O tambor de crioula é uma rica manifestação da cultura popular maranhense. E o sotaque seguido por Raimundo Sardinha e do Munim.

“Os passeios de canoa pelos manguezais de Icatu, com o mestre Sardinha foram fundamentais para desenvolver a ilustração da saia”, anuncia Nãna Sá.

                           Nãna Sá

 

Fashion Revollucion 

O Fashion Revolution é um movimento global, presente em 100 países, que incentiva maior transparência, sustentabilidade e ética na indústria da moda por meio da conscientização, mobilização e educação.

O movimento foi criado em solidariedade às vítimas do desabamento do edifício Rana Plaza, que abrigava confecções de roupas em Bangladesh, no dia 24 de abril de 2013, deixando mais de 1.100 mortos e 2.500 feridos.

Hoje, ao redor do mundo, desenvolve ações mobilizadoras para incentivar as pessoas a questionarem suas marcas favoritas, estimulando ações como o incentivo a confecções artesanais e as atividades de costuras domésticas e comunitárias e promovendo troca de experiências e aprendizados criativos.

A primeira Exposição Colaborativa de Cultura da Moda Brasileira é uma realização do Instituto Fashion Revolution Brasil. O objetivo é reunir elementos da cultura de moda brasileira considerando a amplitude dos inúmeros olhares, técnicas, saberes e histórias presentes nas mais diversas regiões do país.

O esforço é para manter viva a história da cultura da moda brasileira e incentivar o início de uma jornada de reconhecimentos e descobertas.

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost