Vídeos e fotos evidenciam pessoas trabalhadoras do Centro de São Luís

Publicado em:

 

A C. R. Ramos Produções e Museologia disponibilizam o site da exposição “Centro Histórico – Fazer Memória Vida” com ensaios fotográficos e vídeos documentários que mostram a vida de pessoas do Centro Histórico de São Luís que, ao longo da vida, marcam este chão com seus pés e mãos, através de uma vida dedicada ao trabalho, na transformação das matérias em coisas.

É realizada em parceria com o Museu Contemporâneo de Arte do Maranhão (MUCA) e tem apoio da Secretária da Cultura do Maranhão, através da Lei Aldir Blanc. Vejam o site no link abaixo

Centro Histórico: Fazer Memória Vida

Exposição presencial

A exposição presencial decorre desde o dia 30 de novembro deste ano, no Espaço Chão, Rua do Giz 167, de terça e sábado, das 15h às 20h. Fica aberta ao público até o dia 28 de janeiro de 2022 respeitando os protocolos sanitárias necessários neste tempo de pandemia da Covid-19.

Memória

O professor de Fotografia do IFMA e um dos curadores da exposição, Ramusyo Brasil, informa que a exposição destaca pessoas trabalhadoras que fazem jus às suas histórias, memórias, estéticas e maneiras de encarar a vida.

“Sem passado, o futuro é um fantasma que nos assombra. Há um mundo por vir e nós teremos que construí-lo, com arte, sensibilidade e esperança. São a essas pessoas e esses modos de vida que a exposição presta homenagem”.

São para pessoas trabalhadoras que caracterizam este território e dão vida ao Centro Histórico de São Luís.

Profissões que resistem à nova ordem mundial do capitalismo financeiro, e fiam suas vidas sol-a-sol na oferta de atividades essenciais à população de São Luís e do interior do Maranhão.

—————

Fotografia da vendedora de ervas D. Preta Paixão

Autora da foto: Ana Mendes

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost