Viva Água no alerta internacional de prevenção aos afogamentos de crianças

Publicado em:

Viva Água no alerta internacional de prevenção aos afogamentos de crianças

A Viva Água (localizada em São Luís – Brasil), participou, nesta quinta (23), às 12h, da 11ª Edição da Maior Aula de Natação do Mundo deste ano de 2022 com um aulão na piscina da academia.

A “Maior Aula de Natação do Mundo” é um evento internacional, realizado no dia 23 e junho, simultaneamente, em mais de 40 países.

O objetivo é conscientizar para a importância de ensinar as crianças a nadar como forma de prevenção do afogamento infantil, que é a 2ª causa de morte de crianças de 2 a 9 anos no planeta.

Junho é o mês escolhido para ampliar este alerta mundial de prevenção aos afogamentos de crianças porque, com a chegada das férias no mês de julho, o número de afogamentos cresce significativamente no Brasil.

A Academia Viva Água, que integra a The World’s Largest Swimming Lesson (WLSL), participa do evento, desde 2008, à exceção dos 2 anos do ápice da pandemia da Covid-19 que tornou inviável a sua realização.

“O afogamento é uma causa de morte 100% evitável, pois pode ser prevenida com a prática da natação na infância, a partir os 3 meses de idade”, alerta Denise Araújo, gestora e professora da Viva Água e uma das maiores especialistas e pioneira no Brasil no ensino da natação para bebês. É a organizadora do evento em São Luís.

“Acreditamos que a natação é uma habilidade fundamental para salvar vidas. Por isso, mergulhamos de cabeça nesta causa! ”, afirma Denise Araújo.

A Academia Viva Água fica na Rua das Gaivotas, S/N, Renascença II.

Aprender a nadar ajuda a prevenir afogamentos

– A participação em aulas formais de natação pode reduzir o risco de afogamento entre crianças de 1 a 4 anos em até 88%.

– Aprender a nadar é uma habilidade que salva vidas e que toda a pessoa pode aprender, independentemente da idade.

– O afogamento é uma ameaça ainda maior em outros países ao redor do mundo.

– Em 2014, uma pesquisa realizada pela Cruz Vermelha Americana descobriu que mais da metade de todos os americanos (54%) não sabem nadar ou não possuem todas as habilidades básicas de natação.

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost