Casarões existiam onde é o Palácio das Lágrimas

Publicado em:

 

Esta fotografia é da Rua São João (São Luís – Brasil) no início do século XX.

Em primeiro plano aparece o casarão onde morou o Barão e a Baronesa de Grajaú, no século XIX. Este imóvel existe até hoje. É revestido com belos azulejos com pinturas de rosas vermelhas. Atualmente é um anexo do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, um centro cultural que tem sua frente para a Rua do Sol.

Mas, nesta imagem, o interessante é observar os imóveis seguintes, situados no plano de fundo da fotografia, pois não existem mais. É uma casa com um mirante e mais um belo casarão de 3 pavimentos.

No lugar dos dois imóveis foi construído o Palácio das Lagrimas, que fica em frente à Igreja de São João, na esquina da Rua São João com a Rua da Paz. Foi inaugurado em 1921 para ser a Escola Modelo. Depois foi a Faculdade de Farmácia e Odontologia do Maranhão (UFMA).

Não se sabe se os imóveis que existiam antes do Palácio das Lágrimas (eram mais de 2 imóveis) ruíram ou foram demolidos.

Esta fotografia foi captada de uma página da edição de 1992 do livro O Cativeiro. O autor do romance é João Dunshee de Abranches Moura, mais conhecido como Dunshee de Abranches (1867 – 1941).

A primeira edição de O Cativeiro é de 1941 (ou 1938).

A edição de 1992, produzida pelo escritor Jomar Moraes, já é obra rara a ser “garimpada” nos sebos. Tem disponível, no Sebo do Arteiro (Rua do Sol, 441-B, Centro Histórico de São Luís – Brasil).

A autoria da fotografia analógica original é desconhecido.

 

Palácio das Lagrimas

 

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost