Pianista Simone Leitão faz concertos gratuitos no Maranhão

Publicado em:

A Academia Jovem Concertante, projeto da premiada pianista brasileira Simone Leitão, agendou uma série de atividades em São Luís e em mais seis cidades maranhenses. As atividades começaram na terça-feira (26) e prossegue até 8 de agosto.

As demais cidades contempladas são Santa Inês, Pindaré-Mirim, Igarapé do Meio, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas e Miranda do Norte. Serão realizados concertos didáticos e sociais em escolas e instituições de ensino, sob a direção artística de Simone Leitão e concertos abertos ao público, com acesso gratuito.

No programa obras de Heitor Villa-Lobos, J.S. Bach, Edvard Grieg, Clovis Pereira e Guerra-Peixe.

Participam das atividades o maestro paraibano Marcos Arakaki, que rege e prepara a orquestra, e 26 jovens músicos, na sua maioria maranhenses.

O patrocínio é do Instituto Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, numa realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal, Brasil Classical e Olga Produções.

Academia Jovem Concertante

A Academia Jovem Concertante, fundada em 2012, qualifica jovens músicos clássicos de todo o país e levar a música sinfônica a localidades que naturalmente não são expostas a esse idioma artístico. Em cada etapa são selecionados jovens de 16 a 28 anos de idade – estudantes de música ou em fase de profissionalização – para um programa de qualificação com base em prática orquestral intensa, em um sistema de clínica imersiva e música de câmara.

Os instrumentos são violino, viola, cello, contrabaixo e flauta. Cada selecionado tem todas as despesas pagas e recebe uma bolsa incentivo.

Simone Leitão

Simone Leitão é uma das mais atuantes pianistas brasileiras na atualidade. Difunde a música clássica brasileira ao exterior por meio do projeto Brasil Classical Series e idealizou programas que popularizam a música erudita no Brasil.

Agenda de Concertos da Academia Jovem Concertante
30/07 – 20h – Santa Inês – Espaço Cultural Dona Zima
31/07 – 19h – Pindaré Mirim – Engenho Central
01/08 – 20h – Igarapé do Meio – Praça de eventos Cleonesia Caldas
03/08 – 20h – Buriticupu – Praça da Cultura
04/08 – 20h – Bom Jesus das Selvas – Praça João Fabricante
06/08 – 20h – São Luís – Teatro Arthur Azevedo
07/08 – 17h – Miranda do Norte – Igreja Católica de Nossa Senhora Aparecida

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost