César Teixeira de volta aos palcos com Samba de Botequim

Publicado em:

Cesar Texeira na Praia Grande, Centro Histórico de São Luís, com Faustina. Imagem captada a partir de fotografia de autoria de Márcio Vasconcelos

 

Cesar Teixeira estará de volta aos palcos com o show Samba de Botequim, no 23 de setembro, às 21h, no Ceprama, no Centro de São Luís.Cantor e compositor consagrado, Cesar Teixeira participou do álbum Bandeira de Aço, produzido pela Gravadora Marcus Pereira, em 1978.

Suas composições são populares e conhecidas do público.

Samba de Botequim reúne canções feitas em bares e quitandas no bairro Madre Deus e na área da Praia Grande, em São Luís (Brasil).

“Vamos abrir as gavetas, os arquivos, a memória e selecionar algumas obras, em parte inéditas, que devem ser preservadas, contribuindo assim com o acervo musical do samba maranhense”, anuncia Cesar Teixeira.

O patrocínio é do Grupo Mateus por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O show tem a participação de mais 20 artistas e profissionais de várias áreas, entre equipe de produção, criação, direção, músicos, intérpretes, técnicos e assistentes.

Na oportunidade haverá a arrecadação de alimentos destinados para a Associação das Profissionais do Sexo no Maranhão (Aprosma) que atua na área do Centro Histórico da capital maranhense.

Trajetória

Cesar Teixeira é considerado um dos principais nomes das artes do Maranhão na contemporaneidade, com mais de 100 composições, entre sambas, valsas, canções e boleros.

Nascido em São Luís, participou, em 1972, da fundação do Laborarte, movimento artístico de música, teatro, artes plásticas, dança e literatura existente até hoje.

Em 2000 realizou o histórico show Papel de Seda, no Circo da Cidade, ao lado do mestre Antônio Vieira. Em 2021, participou do Rumos Itaú Cultural Música, em São Paulo, tendo composições suas na coletânea de CDs do programa.

Também participou do Projeto Brasil de Todos os Sambas, ao lado do mestre Antônio Vieira, no CCBB, no Rio de Janeiro, em 2004, com as participações especiais da carioca Teresa Cristina e das maranhenses Rita Benneditto e Célia Maria.

Em agosto também de 2004 lançou o CD experimental Shopping Brazil.

Foi, ainda, homenageado pela Favela do Samba no Carnaval de 2010, quando a escola de samba conquistou o pentacampeonato com o enredo “A Favela se fez Bandeira no Planeta de Cesar Teixeira”.

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost