50 anos sem Torquato, hoje, no Maria Firmina

Publicado em:

 

Para lembrar meio século da morte do poeta Torquato Neto, completado no último dia 09 deste mês, a Editora Passagens promove a noite “50 anos sem Torquato – com Torquato”. É nesta quarta-feira (11), às 19h, no Solar Cultural Maria Firmina dos Reis (Rua Rio Branco, 420 – Centro), em São Luís (Brasil).

O evento é uma homenagem dos maranhenses a Torquato Neto, poeta piauiense reconhecido nacionalmente e importante letrista de canções ligadas ao movimento tropicalista, que aconteceu nas décadas de 1960/1970, compostas com parceiros como Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Na ocasião, será exibido o filme O Terror da Vermelha, gravado em super-8, por Torquato Neto, em 1972, em Tristeresina, como ele nomeou Teresina, a cidade onde nasceu.

Haverá leituras de poetas convidados e som Tropicalista.

Lançamentos

Acontecerá também o lançamento de dois livros: Navilouca ReVista e Torquato Tristeza Teresina, ambos de Isis Rost.

Navilouca ReVista é sobre a revista organizada por Torquato Neto e Waly Salomão, em 1972, lançada dois anos depois, reunindo a nata do experimentalismo brasileiro na literatura, no cinema e nas artes no período.

Torquato Tristeza Teresina narra a relação do poeta com a cidade de Teresina através de quatro momentos: a infância e a juventude; a última viagem, quando realizou “O Terror da Vermelha”; a chegada do corpo à Teresina e a comoção provocada pelo suicídio; e, 10 anos depois, quando é lançada a segunda edição do livro “Os últimos dias de Paupéria”.

A publicação faz parte da coleção “Livrinho também é livro”. A versão colorida em e-book de ambos os livros está disponível para download gratuito no blog: editorapassagens.blogspot.com

 

 

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost